A Eli Lilly do Brasil anuncia a nomeação de Gustavo Mendes como novo Diretor Sênior de Assuntos Regulatórios para a América Latina. O executivo se reportará a Salvador Perez, vice-presidente de Global Regulatory Affairs (GRA) Américas, e fará parte da equipe de liderança regional da área regulatória, além de integrar o Brazil Management Committee (BMC).

Farmacêutico de formação e com mais de duas décadas de experiência no setor de saúde pública e regulatória, Gustavo Mendes tem uma trajetória marcada por posições estratégicas em instituições de grande relevância. Foi Gerente-Geral de Medicamentos e Produtos Biológicos da Anvisa, onde teve papel de destaque em processos regulatórios de grande complexidade e impacto.

Mais recentemente, atuou como Diretor de Assuntos Regulatórios, Qualidade e Estudos Clínicos da Fundação Butantan, sendo figura central na aprovação da vacina contra a chikungunya e no avanço do desenvolvimento da vacina contra a dengue (Butantan-DV), que promete proteção com dose única.

“Venho de uma trajetória muito intensa em instituições voltadas a oferecer soluções concretas para desafios de saúde pública. Trago comigo valores como compromisso, excelência técnica, ética e colaboração. O que me motiva a integrar a Lilly é a possibilidade de contribuir com uma organização que compartilha desses princípios e que tem como foco a inovação, o impacto real na vida das pessoas e a construção coletiva de soluções para os desafios complexos da saúde”, afirma Mendes.

Momento estratégico para a farmacêutica

A chegada do executivo ocorre em um momento estratégico para a Lilly, com um pipeline robusto e diversas inovações regulatórias recentes. Nos últimos dez anos, a farmacêutica lançou mais de dez novos produtos e teve 30 indicações terapêuticas aprovadas no Brasil. Para os próximos anos, a expectativa é de pelo menos mais dez novos lançamentos.

“Estou me juntando à companhia logo após dois marcos importantes: o lançamento de Mounjaro no Brasil e a aprovação do Kisunla pela Anvisa, um medicamento inovador para o tratamento do Alzheimer em estágios iniciais. É um momento de grande responsabilidade e entusiasmo”, complementa o novo diretor.

Sobre o executivo

Gustavo Mendes é formado em Farmácia pela USP de Ribeirão Preto, especialista em Saúde Pública pela Fiocruz, mestre em Toxicologia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e está concluindo seu doutorado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).