faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Hospital Márcio Cunha inova no tratamento de lesões ortopédicas com cirurgia inédita

Article-Hospital Márcio Cunha inova no tratamento de lesões ortopédicas com cirurgia inédita

Hospital-Marcio Cunha-tratamento-ortopedico-inedito.png
Instituição em Ipatinga, Minas Gerais, fez procedimento com menor chance de falha, reduzindo a necessidade de segunda internação para a retirada de implantes

A técnica que oferece aos pacientes, com lesões ortopédicas que necessitam de reconstruções nos ligamentos, a possibilidade de reparo por meio de uma fixação mais fisiológica, foi realizada de forma inédita nesta semana, no Hospital Márcio Cunha – HMC, em Ipatinga/MG. Trata-se de um método conhecido como Endobutton, implante de um dispositivo (fita de sutura) a base polietileno de alto peso molecular, que é inserido no paciente durante a cirurgia reconstrutiva, com menor chance de falha devido às suas propriedades, reduzindo a necessidade de uma segunda internação para a retirada de implantes.

Para o cirurgião-ortopedista do HMC, Thiago Mafra, especialista responsável pelo procedimento cirúrgico, a técnica oferece aos pacientes mais segurança no processo de reconstrução das lesões e melhor forma de fixação por sutura durante a intervenção.

“Testes em laboratório e estudos médicos mostram a qualidade equivalente da fixação e o melhor resultado clínico com esta técnica, que elimina a complicação de parafusos quebrados, possibilitando a fixação anatômica, forte e flexível, que permite que o paciente ande mais precocemente do que quando fixada com parafuso”, ressalta o especialista.

O procedimento foi realizado na paciente, Raniane Cristiny dos Santos Moura, de 21 anos, moradora da cidade de Periquito, que teve uma fratura no tornozelo esquerdo associado a ruptura de ligamentos.

“Eu me senti muito segura com o procedimento e minha recuperação está sendo muito boa. Estou com boas expectativas de me reestabelecer logo, sem sequelas e retornar ao meu trabalho e minhas atividades normais”, enfatiza a paciente.