A Arvo, empresa especializada em integração de dados e inteligência artificial para otimização de pagamentos em saúde, acaba de anunciar Linelly Morellato como nova líder da área de Health. A médica assume o desafio estratégico de comandar o pilar técnico de saúde da companhia, desenvolvendo novas inteligências que permitirão às operadoras reduzir significativamente erros, fraudes e desperdícios responsáveis por prejuízos bilionários no setor.

Com formação pela Faculdade de Medicina de Campos, Morellato traz um currículo robusto que inclui pós-graduações em Auditoria dos Serviços de Saúde, Gestão em Saúde pelo Instituto Israelita de Ensino Albert Einstein, Modelos de Remuneração pela FELUMA e Direito Médico pela Universidade de Coimbra. Sua formação acadêmica é complementada por um MBA Executivo em Gestão em Saúde pelo Einstein e pelo Mestrado Profissional em Gestão para Competitividade que cursa atualmente na FGV.
“Ao longo da minha trajetória, desenvolvi um olhar estratégico e técnico na área de Auditoria em diversas operadoras. Como diretora hospitalar, liderei equipes médicas e multidisciplinares, otimizando processos e fortalecendo a cultura de eficiência e segurança do paciente. Na Arvo, inicio um novo ciclo integrando saúde, infraestrutura de dados e inteligência artificial para otimizar gastos e contribuir para um sistema mais sustentável, inteligente e justo”, afirma a executiva.
A Arvo utiliza Inteligência Artificial – combinando machine learning e IA generativa – para identificar padrões de comportamento, detectar não conformidades e validar dados com base nos contratos entre operadoras e prestadores. As inteligências analisam os dados considerando o histórico do paciente e do mercado, evitando perdas milionárias para as operadoras em poucas semanas após implementação.
Crescimento exponencial e impacto no mercado
No último ano, a empresa quadruplicou sua base de clientes e faturamento, atingindo R$ 110 bilhões em sinistros processados – volume que aumenta a precisão e eficiência de suas soluções. Com essa expansão acelerada, a companhia planeja desenvolver novas soluções focadas na sustentabilidade financeira do setor e na otimização das relações entre os diferentes agentes da saúde.
Segundo estimativas do mercado, fraudes e desperdícios representam entre 13% e 16% da receita do setor de saúde, o que equivale a aproximadamente R$ 30 a 34 bilhões em pagamentos indevidos anualmente – cenário que a Arvo busca transformar com suas soluções tecnológicas e agora com a expertise adicional de Linelly Morellato.