A Arvo, empresa especializada em integração de dados e inteligência artificial para otimização de pagamentos em saúde, acaba de anunciar Linelly Morellato como nova líder da área de Health. A médica assume o desafio estratégico de comandar o pilar técnico de saúde da companhia, desenvolvendo novas inteligências que permitirão às operadoras reduzir significativamente erros, fraudes e desperdícios responsáveis por prejuízos bilionários no setor.

Linelly Morellato, líder da área de Health da Arvo.

Com formação pela Faculdade de Medicina de Campos, Morellato traz um currículo robusto que inclui pós-graduações em Auditoria dos Serviços de Saúde, Gestão em Saúde pelo Instituto Israelita de Ensino Albert Einstein, Modelos de Remuneração pela FELUMA e Direito Médico pela Universidade de Coimbra. Sua formação acadêmica é complementada por um MBA Executivo em Gestão em Saúde pelo Einstein e pelo Mestrado Profissional em Gestão para Competitividade que cursa atualmente na FGV.

“Ao longo da minha trajetória, desenvolvi um olhar estratégico e técnico na área de Auditoria em diversas operadoras. Como diretora hospitalar, liderei equipes médicas e multidisciplinares, otimizando processos e fortalecendo a cultura de eficiência e segurança do paciente. Na Arvo, inicio um novo ciclo integrando saúde, infraestrutura de dados e inteligência artificial para otimizar gastos e contribuir para um sistema mais sustentável, inteligente e justo”, afirma a executiva.

A Arvo utiliza Inteligência Artificial – combinando machine learning e IA generativa – para identificar padrões de comportamento, detectar não conformidades e validar dados com base nos contratos entre operadoras e prestadores. As inteligências analisam os dados considerando o histórico do paciente e do mercado, evitando perdas milionárias para as operadoras em poucas semanas após implementação.

Crescimento exponencial e impacto no mercado

No último ano, a empresa quadruplicou sua base de clientes e faturamento, atingindo R$ 110 bilhões em sinistros processados – volume que aumenta a precisão e eficiência de suas soluções. Com essa expansão acelerada, a companhia planeja desenvolver novas soluções focadas na sustentabilidade financeira do setor e na otimização das relações entre os diferentes agentes da saúde.

Segundo estimativas do mercado, fraudes e desperdícios representam entre 13% e 16% da receita do setor de saúde, o que equivale a aproximadamente R$ 30 a 34 bilhões em pagamentos indevidos anualmente – cenário que a Arvo busca transformar com suas soluções tecnológicas e agora com a expertise adicional de Linelly Morellato.