O setor de hospitais e laboratórios de análises clínicas começou 2025 com forte movimentação no mercado de fusões e aquisições. Segundo levantamento trimestral da KPMG, foram registradas nove operações no primeiro trimestre, um crescimento de 80% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando ocorreram cinco transações. O estudo contempla 43 setores da economia brasileira.

“Esse resultado reforça a continuidade do processo de consolidação no setor, impulsionado nos últimos anos pelo interesse crescente de investidores estratégicos e financeiros. Além de sustentar o avanço observado em 2024, o setor se beneficiou de novas oportunidades ligadas à digitalização dos serviços de saúde, uso de inteligência artificial, expansão das clínicas populares e maior demanda por soluções integradas e eficientes”, afirma Jean Paraskevopoulos, sócio-líder de Clientes e Mercados da KPMG no Brasil e na América do Sul.

Das cinco operações realizadas no segmento de hospitais e laboratórios no primeiro trimestre, quatro foram transações domésticas — entre empresas brasileiras — e uma teve participação internacional, com uma empresa estrangeira adquirindo participação em companhia nacional (modelo CB1).

Cenário nacional: leve retração nas fusões e aquisições

De forma geral, o Brasil registrou 330 operações de fusões e aquisições no primeiro trimestre de 2025, número 6% inferior ao mesmo período do ano anterior (350 transações), conforme aponta o mesmo estudo da KPMG.

“O levantamento mostra uma leve desaceleração nas movimentações de compra e venda de empresas, mantendo, no entanto, a atividade relativamente estável. Fatores como incertezas geopolíticas e a sazonalidade de um primeiro trimestre tradicionalmente mais morno ajudam a explicar essa dinâmica. A expectativa é de recuperação nos próximos trimestres”, analisa Paulo Guilherme Coimbra, sócio da KPMG.