Em um movimento estratégico para o setor da saúde filantrópica, o Sindicato das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Filantrópicos do Estado de São Paulo (SINDHOSFIL) e a FESAÚDE-SP firmaram uma parceria institucional. O acordo foi oficializado na sede da FESAÚDE-SP, com a assinatura de um memorando de entendimento pelos presidentes Edison Ferreira da Silva (SINDHOSFIL) e Francisco Balestrin (FESAÚDE-SP).
Impacto na saúde pública
A união das entidades ganha relevância considerando a expressiva participação dos hospitais filantrópicos no sistema de saúde brasileiro. O setor é responsável por aproximadamente 40% dos leitos disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) e realiza 65% dos transplantes em todo o território nacional.
Nova frente de atuação
Como parte do acordo, as instituições anunciaram a criação da Câmara de Assuntos de Entidades Filantrópicas (CAEF), que será liderada por Edison Ferreira da Silva. A iniciativa prevê o desenvolvimento de análises setoriais, pesquisas, eventos e publicações especializadas.
“O intuito é que o segmento filantrópico ganhe maior representação junto às diferentes esferas governamentais”, explica o presidente do SINDHOSFIL, destacando o objetivo de ampliar a influência do setor nas políticas públicas de saúde.
Leia mais:
Parceria entre Fiocruz e MGI amplia uso de sequenciamento genético no SUS
Parceria entre Abramge e Arvo reforça combate a fraudes na saúde suplementar