A Celos, entidade administradora de Planos Previdenciários e de Autogestão em Plano de Saúde, divulgou sua prestação de contas de 2024, apresentando dados de rentabilidade, patrimônio e atendimento à saúde dos beneficiários.
No setor previdenciário, os números indicam que o Plano Prev+ (Família) registrou rentabilidade de 10,37%, o Plano Transitório 9,75% e o Plano Misto 9,63%. Estes valores se comparam ao IPCA de 4,83% e ao consolidado da ABRAPP, que ficou entre 5,94% e 6,12%.
Dados da saúde suplementar
Na área da saúde, a Celos obteve nota 0,8741 no IDSS (Índice de Desempenho da Saúde Suplementar) da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Os reajustes aplicados pela entidade ficaram abaixo da média do mercado, que variou entre 18,7% e 45%.
Os Planos da Celos incluem cobertura de medicamentos e procedimentos odontológicos de alto custo, com preços comparativamente menores que outras entidades similares.
De acordo com o Diretor de Seguridade, Paulo Cesar da Silveira, “Os planos de saúde da Celos atenderam a uma demanda robusta, com mais de 125 mil consultas, 664 mil exames, 16 mil diárias hospitalares, 1,8 milhão de medicamentos e materiais utilizados e mais de 5 mil internações realizadas”.
Gestão financeira
A receita realizada em 2024 foi de R$32,7 milhões, valor acima do orçamento previsto, enquanto as despesas ficaram abaixo do estimado.
Mudanças institucionais
Em 2024, a Celos implementou nova identidade visual e criou a ASCR – Assessoria de Comunicação e Relações Institucionais. Iniciou-se também a reforma para mudança de sede.
Houve atualização na política de concessão de empréstimos e implementação de um novo Sistema de Gestão ERP para os Planos de Saúde, com conclusão prevista para outubro de 2025, além da revitalização dos sistemas previdenciários.
Projetos futuros
Entre os projetos previstos estão a ampliação da Clínica APS (Atenção Primária à Saúde), aumento do patrimônio do Plano Prev+ e obtenção da certificação ISO 31000 em gestão de riscos. A entidade também planeja reestruturar os canais de comunicação, ampliar a adesão aos Planos de saúde e fortalecer ações para cumprimento das metas atuariais de longo prazo.
Leia mais sobre Operadoras:
Hapvida investe R$ 380 milhões na ampliação de rede própria no Rio
Suficiência dos reajustes de planos de saúde individuais
Unimed São José dos Campos firma parceria com Horuss AI para antecipar riscos de saúde