Os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) no Rio Grande do Norte agora poderão contar com atendimento no Hospital do Coração de Natal, pertencente ao grupo Athena. Este é o primeiro hospital privado do estado a integrar o programa “Agora Tem Especialistas“, iniciativa do governo federal.
Com essa parceria, a população potiguar terá acesso a mais de 4,3 mil consultas, exames e cirurgias oncológicas anualmente, representando um investimento de R$ 14,4 milhões. Isso equivale a cerca de 365 procedimentos de média e alta complexidade por mês, com um custo mensal de R$ 1,2 milhão destinado a consultas, exames e cirurgias.
O Ministério da Saúde e a direção do hospital assinaram, nesta segunda-feira (15), em Natal (RN), o contrato que viabiliza a parceria. “Esse esforço se soma a outras ações do Agora Tem Especialistas para mobilizar, de forma plena, o sistema de saúde brasileiro, seja municipal, estadual ou federal; seja privado, filantrópico ou privado lucrativo, para que possamos reduzir o tempo de espera por atendimento especializado ao povo brasileiro”, destaca Rodrigo Oliveira, diretor do programa Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde, em Natal.
Além do Hospital do Coração em Natal, outros dez hospitais privados e filantrópicos já estão atendendo os pacientes do SUS pelo Agora Tem Especialistas, nos estados do Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Sul.
São eles:
- Hospital Cinthia Charone, em Belém (PA)
- Francisco Hospital e Maternidade/Neotin, em Niterói (RJ)
- Hospital Santa Terezinha, em Sousa (PB)
- Santa Casa de Recife e o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), em Recife (PE)
- Santa Casa de Sobral e a Santa Casa de Fortaleza, em Sobral (CE)
- Santa Casa de Porto Alegre, em Porto Alegre (RS)
- Beneficente Portuguesa, em Belém (PA)
- Instituto de Oncologia e Ciências Médicas/Feluma, em Belo Horizonte (MG)
O Ministério da Saúde analisa a manifestação de interesse de mais de 200 outros hospitais em todo o país.
Agora Tem Especialistas para reduzir o tempo de espera no SUS
Lançado com o propósito de diminuir o tempo de espera por consultas, exames e cirurgias, o programa “Agora Tem Especialistas”, do Ministério da Saúde, tornou-se, desde maio de 2025, a principal iniciativa do Governo Federal para ampliar e melhorar o acesso à atenção especializada, visando agilizar o atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS).
Além da troca de dívidas por atendimentos, outras iniciativas estão em andamento, como mutirões — incluindo o maior da história do SUS, com 61 mil procedimentos, realizado no último fim de semana —; carretas de saúde da mulher, oftalmológicas e de exames de imagem, que já oferecem atendimento em todos os estados; a ampliação dos horários de funcionamento dos serviços de saúde; o provimento e a formação de mais médicos especialistas; entre outros.