faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Piso vinílico é o ideal para hospital?

Article-Piso vinílico é o ideal para hospital?

Tarkett
Saiba se o piso vinílico atende a todas as necessidades de uma unidade de saúde e quais benefícios oferece

A escolha do piso de um hospital influencia não só na estética, mas também na funcionalidade e segurança do ambiente. O piso ideal para hospitais precisa promover higiene, redução de riscos de infecções, durabilidade, conforto e ser de fácil manutenção. Saiba se o piso vinílico atende a todas as necessidades de uma unidade de saúde e quais benefícios oferece, criando um ambiente propício à recuperação de pacientes, à eficiência de profissionais de saúde e à tranquilidade de visitantes. 

Por que o piso vinílico é muito usado em áreas de saúde? 

O piso vinílico tem se destacado em ambientes de saúde devido à versatilidade e a diversos benefícios. Absorve o impacto, reduzindo a fadiga em profissionais e pacientes, além de minimizar o risco de quedas. Com estrutura contínua e impermeável, também dificulta o acúmulo de germes e facilita a limpeza A variedade de estilo e padrões une praticidade e estética, criando um ambiente seguro e convidativo para todos os envolvidos na jornada do cuidado. Disponível em formato de manta, régua e placa, o piso vinílico é feito com camadas de PVC (policloreto de vinila), material que atende às necessidades de instalações médicas, determinadas pela RDC 50 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 

Como escolher piso vinílico para clínicas? 

O piso de uma clínica, assim como de qualquer ambiente de saúde, diz muito sobre o lugar e os serviços ali prestados. Quando pensamos em conforto térmico e acústico, durabilidade e assepsia, pisos vinílicos em manta são os mais indicados. Além da resistência, essa categoria de piso possui estrutura monolítica, ou seja, não apresenta juntas, já que são seladas durante a instalação. Isso impede o acúmulo de sujeira, a proliferação de bactérias e otimiza a limpeza. 

Ao pesquisar e escolher o piso vinílico, é importante verificar se o produto atende aos seguintes critérios: 

  • Higiene e conservação  

Pisos vinílicos promovem um ambiente limpo e livre de micro-organismos, devido às propriedades antimicrobianas. A higiene é primordial em espaços onde a saúde e a recuperação de pacientes são prioridades. É fácil de limpar e manter. A rotina de cuidado leva apenas alguns minutos e dispensa o uso de outros produtos que não sejam água e detergente neutro. 

  • Segurança  

A maioria deste tipo de piso é desenvolvida com superfícies antiderrapantes, o que garante uma aderência adequada mesmo quando estão molhados. Reduz o risco de escorregões e quedas, tornando o ambiente hospitalar mais seguro para quem transita por ele 

  • Durabilidade  

Com material altamente durável, pisos vinílicos são produzidos para resistir a desgastes intensos, como grande circulação de aparelhos, macas, leitos e cadeiras de rodas, sem sofrer danos significativos. Não são abrasivos e, devido à grande durabilidade, dão tempo hábil para planejar a manutenção. 

  • Contenção de ruídos  

Pisos vinílicos conseguem absorver ruídos, o que contribui para ambientes mais tranquilos e confortáveis. A redução do ruído também é vital para gerar a privacidade e a concentração em áreas de atendimento e salas de recuperação. 

  • Conforto térmico  

Pisos vinílicos não são influenciados pela temperatura exterior. Independentemente de estar frio ou calor, pacientes e funcionário não vão sentir o ambiente congelante ou abafado. 

  • Controle de descargas elétricas 

É importante checar se o piso vinílico tem propriedades condutoras, que ajudam a dissipar sobrecargas e desvios de corrente elétrica diretamente para o aterramento. Esta é uma indicação de fabricantes de equipamentos utilizados em tomografia, mamografia, ressonância magnética, raios-x e outros presentes em centros cirúrgicos, para evitar acidentes. 

  • Estética  

Existe uma gama de cores, padrões e texturas de pisos vinílicos, que permite escolher um modelo que atenda às necessidades visuais e de design de diferentes instituições de saúde, além de garantir uma aparência agradável e acolhedora. 

Piso vinílico para cada espaço da unidade de saúde  

A escolha do piso vinílico para diferentes espaços em uma unidade de saúde deve considerar as necessidades específicas de cada área. Veja algumas orientações que podem ajudar nesta definição. 

Corredores 

Opte por um piso vinílico resiliente e de alta durabilidade, pois os corredores recebem um grande fluxo de tráfego, incluindo cadeiras de rodas, macas e carrinhos, a todo momento. Um piso com camada de desgaste reforçada é recomendado para resistir aos impactos contínuos. Ao escolher o piso para corredores, faça um checklist dos seguintes benefícios. 

  • Baixa resistência ao rolamento; 
  • Conforto acústico; 
  • Facilidade de limpeza; 
  • Facilidade de manutenção; 
  • Resistência ao tráfego pesado. 

Os pisos em manta homogêneo Tarkett  são fáceis de limpar, devido a tratamentos de superfície exclusivos, que resistem a manchas e danos, sem deixar de lado o design, a redução de ruídos e a baixa resistência ao rolamento. 

Quartos 

Nos quartos, o conforto dos pacientes é primordial. Estudos apontam que um bom ambiente de quarto hospitalar pode contribuir para a recuperação dos pacientes, e também influencia no comportamento e interação entre pacientes, suas famílias e a equipe de atendimento. Escolha um piso vinílico que absorva sons e que seja suave para caminhar. Quando for escolher, tenha em mente os seguintes critérios. 

  • Conforto acústico; 
  • Conforto visual; 
  • Facilidade de limpeza; 
  • Facilidade de manutenção; 
  • Melhora a qualidade do ar.  

Os pisos vinílicos para unidades hospitalares da Tarkett ajudam a criar um ambiente calmo, limpo e confortável, reduzindo o nível de ruído dos leitos e de equipamentos médicos, bem como os barulhos dos passos, para que os pacientes possam descansar com menos interrupções. 

UTI 

Em UTIs, assim como em centros cirúrgicos, onde há mais risco de infecções, a higiene é vital. Priorize um piso vinílico que seja fácil de limpar e resistente a produtos químicos de desinfecção. Uma superfície sem juntas, como pisos vinílicos em manta, é indicada para ajudar a prevenir o acúmulo de sujeiras e bactérias. Avalie se o piso escolhido tem as seguintes características: 

  • Controle de contaminação por partículas aéreas baixas; 
  • Controle de infecção e higiene; 
  • Controle eletrostático; 
  • Resistência a cargas pesadas; 
  • Resistência a manchas, produtos químicos e líquidos. 

A Tarkett oferece uma linha completa de pisos homogêneos, com superfícies seladas e menos juntas, resistentes a manchas e a produtos químicos, além de serem de fácil manutenção. Os pisos hospitalares possuem uma linha de pisos condutivos, evitando descargas eletrostáticas, de modo que o risco de mau funcionamento ou desconforto do equipamento, durante as cirurgias, seja drasticamente reduzido. Todos atendem aos requisitos regulamentares do setor. Conheça mais sobre a Tarkett!