Os conselhos regionais de medicina unem esforços para capilarizar em vários estados a Campanha pela valorização da Medicina e da assistência em Saúde, lançada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) em junho. O objetivo é sensibilizar a população para a ausência de políticas públicas que afeta o setor de saúde e a falta de recursos para garantir o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS) em sua plenitude. Para superar esse quadro, os médicos cobram melhorias na rede de assistência e em suas condições de trabalho.
O apelo à sociedade já foi veiculado em canais de TV a cabo e deve agora ser replicado em mídias locais e regionais e veículos institucionais de alguns conselhos, de acordo com a disponibilidade de cada um. A campanha também já aparece em distintas peças, como cartazes, banners de internet, spots de rádio e filmes para a televisão.
No vídeo, também disponível no site do CFM (www.portalmedico. org.br), pacientes e médicos mostram estar do mesmo lado na batalha diária por um atendimento de qualidade. Em sua primeira parte, atores reproduzem depoimentos colhidos junto a pacientes para, na conclusão, uma atriz ? representando a classe médica ? afirmar que a categoria também não está satisfeita com a situação e espera por mudanças.
No hotsite da campanha (flavors.me/valorizacaodamedicina), é possível conhecer detalhes da iniciativa, assistir ao vídeo, conhecer e baixar as peças, e ouvir o spot de rádio. O CFM enviará aos CRMs o vídeo para veiculação local.