A rápida evolução da medicina nuclear exige mais responsabilidade dos profissionais especializados em se atualizarem e mudarem a sua forma de trabalhar. É o que defente a presidente da Sociedade de Radiologia Norte-Americana – RSNA, Hedvig Hricak.

e receba os destaques em sua caixa de e-mail.   

Em sua palestra sobre o uso da imagem no tratamento personalizado de câncer, a doutora ressaltou o impacto do avanço da radiologia na transformação no diagnóstico e tratamento oncológico. ” A medicina é uma ciência de tomar decisão sob incertezas, e incertezas eram maiores quando havia apenas o estetoscópio e o raio x”, comparou. As decobertas e avanços de diversas área da medicina contrbuíram para um diagnósitco mais assertivo. “Imagens anatômicas multisecionais trasnformaram a radiologia numa direcionadora essencial para a prática médica. Agora estamos adicionando imagens metabólicas e funcionais e evoluindo de um relatório descritivo para precisão e quantificação”, salientou.

Na visão da radiologista, embora a imagem anatômica seja utilizada rotineiramente para todos os aspectos do tratamento de câncer, os vançõs revolucionários na imagem molecular estão trazendo novos conhecimentos sobre a biologia do câncer e novos biomarcadores para caracterização precisa da doença.

Para Hedivg, na próxima década a medicina nuclear será uma subespecialidade da radiologia, requerendo um novo perfil de médicos com treinamento em medicina nuclear, em radiologia diagnóstica, química e biologia. A médica ainda destacou três áreas do cuidado ao câncer que serão dramaticamente afetadas com o avanço da imagem molecular: diagnósticos integrados, radiologia intervencionista direcionada pela biologia e teranóstica, que permite simultaneamente o diagnóstico por imagem e o tratamento por imagem.

“O ritmo em que a medicina será trasnformada será guiado não pelo ritmo da descoberta, mas também pelo ritmo com que nós educamoso novos médicos, nós mesmos e nossos parceiros de trabalho. Precismos continuar no caminho da colaboração e inovação”, concluiu a radiologista.

*Com informações da equipe do RSNA

Você tem Twitter? Então, siga http://twitter.com/#!/sb_web e fique por dentro das principais notícias de TI e telecom.