Na última semana, o Sistema de Saúde Mãe de Deus (SSMD) firmou uma parceria com a Universidade de Salamanca, na Espanha, em conjunto com a Universidade do Vale do Sinos (Unisinos). Com essa parceria, objetiva-se a troca de conhecimentos entre instituições, fomentando o ensino e a prática da pesquisa na área da saúde. de acordo com a instituição, algumas áreas serão prioridade, tais como a oncologia, as doenças cardiovasculares, as patologias crônicas recuperáveis e as novas tecnologias.
O diretor do Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Salamanca, Gonzalo Gómez Dacal, conta que, com essa parceria almeja beneficiar tanto os pesquisadores da Universidade de Salamanca como os do SSMD e Unisinos com o acrescimo de conhecimento e a implementação de pesquisas clínicas.
Segundo a Irmã Lúcia Boniatti, presidente do SSMD, a Instituição preza por ter profissionais com grande capacitação e, para tanto, estabelece parcerias com instituições detentoras de conhecimento para a formação e a prática em pesquisa.
O diretor superintendente do SSMD, acrescentou que a parceria firmada entre as instituições marca uma nova fase importante para o futuro institucional. Para ele, é um reforço a tudo o que foi idealizado no fomento ao conhecimento para o Sistema de Saúde Mãe de Deus.
Em relação à visita as instalações do SSMD, a vice-reitora de pesquisa da Universidade de Salamanca, María Ángeles Serrano, acredita que Sistema de Saúde Mãe de Deus possui muitos aspectos que podem servir como modelo a ser transferido para o seu sistema e, nesse sentido, há vários pontos que interessam no estabelecimento dessa parceria.
O padre Marcelo Fernandes de Aquino, reitor da Unisinos, lembrou que tanto a Unisinos como o SSMD são instituições gaúchas com raízes católicas, pontuando estão construindo oportunidades na área da saúde e ensino para o Rio Grande do Sul.
Tags