A Roche acaba de adquirir a Bina Technologies, uma empresa com tecnologia de ponta para um processamento e gestão de informação genômica de forma escalável. O produto deles permite que pesquisadores e profissionais consigam insights dos grupos de dados genômicos.

Através da aquisição, a companhia suíça ganha acesso à solução da startup, o que reduz tempo e custos associados ao sequenciamento genético. A Bina será integrada à Unidade de Sequenciamento da Roche e as empresas trabalharão juntas no desenvolvimento do produto e na comercialização da ferramenta analítica.

“A aquisição é um passo importante para a Roche possibilitar a promessa da saúde personalizada, entregando a maior qualidade de dados genômicos possível. Informática e gerenciamento de dados são críticos para oferecer uma solução de sequenciamento completa. Os produtos da Bina são desenhados para melhorar a eficiência e o valor da análise genômica e a empresa continua a desenvolver novas metodologias e algoritmos que conectam dados a marcadores genéticos”, segundo Dan Zabrowski, head da Roche Sequencing.

A aquisição ajuda a Bina a se desenvolver e melhorar o sistema Bina-GMS. Em outubro, a empresa fechou um acordo com o Department of Veteran Affairs para oferecer um panorama do genoma, exoma e uma análise de dados da população associada.

Enquanto isso, a Roche está entrando em áreas como med tech e diagnóstico. No começo do mês, a empresa fez parceria com a Ariosa Diagnostics por uma quantidade não-revelada, tendo acesso, assim, à ferramenta inovadora da empresa. Eles podem testar anormalidades genéticas, como Síndrome de Down, aos 10 meses de gravidez.