Realizada no São Paulo Expo até 23 de maio, a 30ª edição da Hospitalar – principal evento de saúde da América Latina – reúne mais de 1.200 marcas expositoras e oferece 270 horas de conteúdo especializado. 

O Congresso de Infraestrutura (CDI) promoveu debates sobre colaboração e integração entre profissionais da área, visando garantir instalações de qualidade e segurança. Durante o evento, foram apresentados casos de sucesso inovadores e relevantes para gestores de infraestrutura hospitalar. 

Entre os destaques, o case do Hospital Israelita Albert Einstein foi apresentado por Jurédeles Couto (Diretor Comercial de Missão Crítica da Convergint) e Diego Herculano (Coordenador de Manutenção Missão Crítica), com mediação de Robert Carletti (Superintendente de Infraestrutura, Engenharia e Manutenção do hospital). 

Medição setorizada: um projeto focado em eficiência energética 

A iniciativa, que visou o custo de energias hospitalares, surgiu a partir da norma ISO 50.001 (publicada em 2011 e atualizada em 2018), que estabelece requisitos para implementação de Sistemas de Gestão de Energia (SGE) em organizações. O objetivo principal da norma é melhorar o desempenho, promovendo a eficiência energética hospitalar e a redução do consumo de energia, e contribuindo para a sustentabilidade na saúde.

Com base nestes requisitos, o Hospital Albert Einstein precisava individualizar e monitorar o consumo de energia elétrica para alcançar a certificação. Nas unidades já construídas, foi implementada a instalação dos analisadores de energia, enquanto as novas unidades já são projetadas com essa infraestrutura. 

Além dos analisadores de energia, também foram instalados gasômetros para medir o gás natural e hidrômetros para monitorar o consumo de água. 

De acordo com Diego Herculano, graças a esta infraestrutura de monitoramento, agora é possível prever a média de utilização de energia em cada setor e identificar quando há um desvio acima de 3% do consumo. 

Segundo Jurédeles Couto, o projeto foi além da simples troca de medidores. Foi necessário coordenar a operação com as concessionárias envolvidas – Sabesp, Comgás e ENEL – para garantir o fornecimento ininterrupto durante todo o processo de implementação. 

representante hospital albert einstein dando palestra para falar sobre consumo de energia Einstein

O projeto foi dividido em 4 etapas: 

  1. Elaboração do projeto de medição e RFP 
  1. Licitação 
  1. Elaboração dos projetos executivos 
  1. Comissionamento e validação 

Quer saber mais sobre investimentos em infraestrutura hospitalar? A Hospitalar 2025 está a todo vapor, e acontece até o dia 23 de maio. O evento é gratuito, e o credenciamento já está aberto. Adquira seu ingresso!

Confira a cobertura completa da 30ª edição da Hospitalar no Saúde Business!