faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

A nuvem e o DNA: a fonte de dados mais pessoal do ser humano

dna cloud.png
Cada genoma humano contém dados suficientes para preencher 200 listas telefônicas. A AWS realiza no dia 18 de agosto, um evento online sobre o impacto da cloud no sucesso do uso dos dados.

O campo da genômica deu saltos impressionantes nos últimos 20 anos. Desde que o primeiro genoma humano inteiro foi sequenciado em 2003, o conhecimento sobre o DNA transformou as indústrias de saúde e ciências da vida, resultando em um crescimento exponencial em dados genômicos. Lidar com o volume e a sensibilidade dessas informações é um desafio em si para o avanço do uso do genoma. E é por isso que a computação em nuvem se mostrou uma ferramenta revolucionária para o setor.

Graças à flexibilidade da nuvem, cargas de trabalho podem ser ampliadas, reduzidas ou modificadas com mais facilidade. Um exemplo é a iniciativa do governo do Reino Unido em parceria com um grupo de oito empresas farmacêuticas e organizações de pesquisa para o desenvolvimento de vacinas, tratamento e detecção precoce. O esforço envolveu genomas sequenciados de 20 mil pacientes de Covid-19 com casos graves e 15 mil pacientes com casos leves, além de dados do Projeto 100.000 Genomas. Construído sobre a arquitetura AWS, o sistema ficou totalmente ativo em menos de três meses.

Cada genoma humano contém dados suficientes para preencher 200 listas telefônicas. Dentro desses dados encontram-se descobertas que alteram vidas, incluindo o conhecimento das causas das doenças, que podem levar a tratamentos.

Mas as causas das doenças, que geralmente são “erros de digitação” ou mutações em sequências genéticas, podem ser difíceis de encontrar. A armazenagem dos dados genômicos não é uma tarefa simples e esse foi o ganho da computação em nuvem. Como são altamente regulamentados e devem ser colocados em data lakes especiais, os dados requerem compliance.

A preocupação se faz entender: o DNA é a fonte de dados mais pessoal. À medida que a genômica se torna uma prática cada vez mais global, as organizações devem considerar os padrões regulatórios nacionais e internacionais até pra que possam ser usados em áreas especiais, como a medicina de precisão.

Na prática, a medicina de precisão é uma abordagem emergente para o tratamento e prevenção de doenças que leva em consideração a variabilidade individual nos genes, no ambiente e no estilo de vida de cada pessoa. Médicos e pesquisadores são capazes de identificar e personalizar tratamentos para grupos de pacientes para melhorar os resultados dos pacientes.

Como a medicina de precisão é alimentada pelo estudo de dados genômicos de centenas de milhares de pessoas, o desafio é transformar os dados genômicos de muitos esforços em grande escala, como biobancos, estudos de pesquisa e biofarmacêuticos, em percepções úteis e tratamentos centrados no paciente de maneira rápida, reproduzível e econômica. A chave para permitir a descoberta científica é combinar diferentes fluxos de dados, garantir acessibilidade e disponibilidade globais e permitir o processamento de dados de alto desempenho enquanto mantém esses dados confidenciais protegidos.

É aqui que as soluções em nuvem fazem a diferença e a AWS aprofunda a sua relação com esse segmento. A provedora de computação em nuvem adota uma abordagem de segurança capaz de habilitar o armazenamento genômico e a computação, e continua a investir em novas zonas de disponibilidade em todo o mundo para permitir que a organização armazene e analise seus dados localmente.

No dia 18 de agosto, a AWS realiza o evento "Acelere as descobertas genômicas com a nuvem AWS", seminário online e gratuito. O evento contará com a participação de Aray Palacios, diretor senior da AWS Healthcare Brasil e do palestrante internacional Alessandro Riccombeni, diretor de desenvolvimento de medicina de precisão da AWS EMEA. Haverá ainda a apresentação de um case de sucesso da Varstantion, com a participação do CEO da companha, Murilo Cervato. Link para acesso ao evento.

Detalhes do evento:

Webinar AWS - Acelere as descobertas genômicas com a nuvem AWS

Data: Quarta-feira, 18 de agosto de 2021

Horário: 09:00 - 12:30 Inscrições pelo link.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar