faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

4 dicas para melhorar a gestão de clínicas e consultórios

Article-4 dicas para melhorar a gestão de clínicas e consultórios

lamp-432249_1920
Quatro dicas relevantes para otimizar a gestão em clínicas e consultórios através de tecnologia. Confira!

O médico se forma na faculdade, completa a residência e faz especializações para poder atender seus pacientes da melhor forma possível. Entretanto, na prática, seu conhecimento precisa ir além das questões que envolvem o setor de saúde. Em seu dia a dia, precisa lidar com todas as tarefas que remetem à administração de clínicas e consultórios, cuidando do prontuário e do orçamento ao mesmo tempo. Felizmente, já existem no mercado plataformas que permitem aos médicos terem mais tempo para se dedicarem a outras funções. Confira quatro dicas para otimizar a gestão em clínicas e consultórios:

Prontuário eletrônico – é a principal ferramenta para quem deseja otimizar a administração de clínicas médicas. Nele o profissional consegue preencher receitas com mais facilidade, visualiza exames, manter a comunicação com os pacientes por e-mail, entre outros benefícios. Dessa forma, reduz o uso de documentos em papel em seu escritório. 

Acesso na nuvem – com a popularização do conceito de cloud computing, o médico pode deixar todas as informações e documentos mais importantes em um ambiente virtual único. Assim, ele acessa de forma remota e elimina a necessidade de arquivos físicos, ampliando espaço no escritório para consultas e exames. 

Experiência mobile – há soluções no mercado que disponibilizam aplicativos integrados com outros serviços digitais de consultórios, como o prontuário eletrônico citado, facilitando a gestão quando o médico estiver em viagem para congressos, por exemplo. Além disso, alguns equipamentos transformam os smartphones em ferramentas para exame, como um dermatoscópio (equipamento utilizado para analisar a pele e o couro cabeludo, aumentando a imagem em até 70 vezes). 

Controle de recibos e contas – uma das tarefas que mais consome tempo dos profissionais é a gestão dos recibos de consultas e acerto com fornecedores. Atualmente existem recursos virtuais que realizam de forma rápida e prática esse serviço, reduzindo as chances de um erro humano comprometer as contas da clínica.

* Tiago Delgado é sócio-fundador da Medicina Direta, empresa especializada em serviços digitais para hospitais e consultórios médicos