A Santa Casa BH foi reconhecida com a acreditação nível 2 da Organização Nacional de Acreditação (ONA), um dos mais importantes selos de qualidade no setor de saúde. A certificação atesta a excelência no atendimento e na segurança oferecidos pela instituição, com atendimento 100% SUS.
A ONA – Organização Nacional de Acreditação – é uma certificação que avalia desde a gestão institucional até a assistência direta, passando por protocolos, fluxos e práticas integradas entre as áreas.
Com foco na segurança do paciente e melhoria contínua dos processos, a Santa Casa BH passou por uma avaliação detalhada, realizada por uma Instituição Acreditadora Credenciada (IAC), responsável pela condução do processo avaliativo, seguindo os procedimentos e as metodologias definidos nas Normas Orientadoras e pelo Manual Brasileiro de Acreditação.
Foram consideradas evidências de conformidade nas diversas áreas da instituição, abordando a gestão organizacional, atenção ao paciente, diagnóstico e terapêutica e gestão de apoio.
“A acreditação da Santa Casa BH é válida por dois anos e será acompanhada por nossos avaliadores por meio de visitas periódicas de manutenção. No decorrer da avaliação todas as áreas da instituição são visitadas e mais de 1,7 mil requisitos são verificados antes da homologação da acreditação”, explica Péricles Cruz, Superintendente Técnico da ONA.
Para Roberto Otto, provedor da Santa Casa BH, a acreditação ONA é fruto de um esforço coletivo que envolveu escuta, engajamento e responsabilidade compartilhada durante mais de quatro anos e mobilizou todas as áreas assistenciais, de apoio e administrativas. “Essa acreditação da ONA era muito desejada por todos nós, porque ela mostra pra toda a sociedade o quanto o nosso trabalho segue padrões rígidos de qualidade e segurança em saúde e, depois de muitas visitas e avaliações, podemos, enfim, comemorar a certificação mais relevante para a área da saúde como essa que conquistamos da ONA”, celebra.