faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Saúde da mulher aproxima players do setor de saúde

Article-Saúde da mulher aproxima players do setor de saúde

Outubro Rosa, iniciativa global de combate ao câncer de mama, faz despontar iniciativas que unem Philips, Clínica Delfin e Secretaria da Saúde do Estado da Bahia

O câncer de mama é o tipo mais frequente em mulheres no mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil isso também se repete e, só em 2012, estima-se que tenha surgido mais de 52 mil novos casos da doença. As taxas de mortalidade continuam elevadas por aqui, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em fase avançada. Uma das iniciativas globais de combate é a campanha Outubro Rosa, que acontece todos os anos e visa ações de prevenção.

Uma das empresas que se engajam no período é a Philips. Como fabricante de equipamentos de diagnóstico, a partir de 2010, com campanhas mais significativas, a companhia saiu em busca de parcerias com hospitais, governo e clínicas. No ano passado, selou aliança com a clínica Delfin na Bahia, com apoio da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

Em um modelo de atendimento aberto a todas as mulheres acima de 40 anos - de acordo com os critérios do Sistema Único de Saúde (SUS) para exames de mamografia - a campanha de 2012 percorreu 12 municípios de Salvador - seguindo o mapeamento feito pela Delfin - e contou com a ajuda de um carro de show (com alto-falantes) para atrair pacientes.

Este ano, a Philips pretende mover uma campanha, neste mesmo padrão, em duas cidades simultaneamente. ?Estamos analisando as possibilidades de que aconteçam em Belo Horizonte e outra no nordeste do País?, revela o gerente de educação clínica da Philips Healthcare para América Latina, Ricardo Martins.

A intenção é continuar apresentando soluções aos governos brasileiros em campanhas como o Outubro Rosa. ?Este projeto terá continuidade por muitos anos?, afirma o gerente de marketing estratégico da Philips Healthcare Brasil, Aldo Landaeta.

Philips

Depois de oferecer exames de mamografia à população de São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador, com o apoio de instituições públicas e privadas, a Philips planeja a quarta edição para a campanha Outubro Rosa, com referência no êxito das edições anteriores. Somando os três anos de projeto, cerca de 13 mil mulheres receberam atendimento.

A primeira campanha da marca no Outubro Rosa aconteceu em São Paulo em um parceria com o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP) e o Hospital das Clínicas, quando 1,2 mil mulheres tiveram atendimento gratuito para exames de mamografia.

Já em 2011, o projeto tirou 6 mil mulheres da lista de espera do SUS no Rio de Janeiro. Desta vez, ao lado da prefeitura da cidade e do Centro de Integração de Educação e Saúde (CIES), o Outubro Rosa aconteceu como Martins desejou desde o príncipio: uma campanha itinerante. Devido ao grande número de mulheres que esperavam atendimento, a missão deste ano ofereceu mamografias instaladas em ônibus que circularam pelas comunidades do Alemão, Santa Cruz e Bangu.

?Além disso, faz parte desta parceria a continuidade do tratamento?, conta Martins. As mulheres diagnosticadas são encaminhadas para atendimento especializado nos hospitais públicos.

Assim, para a terceira versão do Outubro Rosa, a Philips procurou o presidente do Grupo Delfin, Delfin Gonzalez Miranda, aproveitando a intenção de continuar com as unidades móveis, agora, em Salvador (BA).

Sesab

Para realizar a campanha, a Sesab contou com a participação também da Polícia Militar da Bahia, de voluntárias sociais, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), e dos hospitais Especializados Dom Rodrigo de Menezes e João Batista Caribé.

A Sesab se ocupou do planejamento, da organização e ajudou na divulgação do projeto. ?Além disso, custeamos os exames realizados pelas Unidades Móveis?, conta Claudia Almeida, diretora do departamento de Controle das Ações e Serviços de Saúde (Dicon).

Entre 01 a 19 de outubro de 2012 foram realizados quase 5 mil exames de mamografia. Destes, mais de 500 foram encaminhados para a segunda fase. ?Nesta etapa, as mulheres passam por mamografias complementares, ultrassonografias, punção de mama, biópsias e, em seguida, encaminhadas para tratamento específico?, explica Claudia.

O que estimulou a participação da Sesab no Outubro Rosa, com incentivo da Philips, são as ações semelhantes que a secretaria desenvolve como o Programa Estadual do Rastreamento de Câncer de Mama - Estratégia Itinerante, que desde 2011 percorre os municípios da Bahia. Destinado ao atendimento de mulheres de 40 a 69 anos, o programa conta com a Unidade Móvel - composta por dois mamógrafos com capacidade, cada uma, para realizar 70 mamografias ao dia - tendo realizado mais de 67 mil em 120 municípios das cinco microrregiões de Irecê, Jacobina, Itaberaba, Seabra, Alagoinhas, Ribeira do Pombal e Santo Antônio de Jesus.

?Para as mulheres com diagnóstico positivo o tratamento cirúrgico, quimioterápico e radioterápico é realizado em unidades de Alta Complexidade em Oncologia?, explica Claudia, da Dicon.

Delfin

A Clínica Delfin foi a primeira a oferecer, em clínica particular, ressonância magnética para as mulheres da Bahia. Atualmente, com quatro ônibus e dois caminhões, ela mantém parceria com a Sesab em projetos sociais, oferecendo análises gratuitas, além possuir cotas para os pacientes do Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC).

Apesar de oferecidos pelo SUS de Salvador, as mulheres baianas não fazem os exames de mamografia, segundo conta a coordenadora técnica da Unidade Móvel em Mamografia do Grupo Delfin, Rosemeire Simões.

?Com o Outubro Rosa, conseguimos que muitas delas fizessem a análise pela primeira vez devido, principalmente, à facilidade por não ter de marcar com antecedência ?, conta.

A Clínica Delfin participou da campanha disponibilizando quatro caminhões e um ônibus que hospedaram o equipamento da Philips destinados aos exames de identificação, e ajudou no encaminhamento das mulheres diagnosticadas para procedimentos cirúrgicos, quimioterapia e radioterapia.

A participação da clínica foi motivada também pelo Programa Estadual do Rastreamento de Câncer de Mama - Estratégia Itinerante com a Sesab, onde mantém cinco unidades que percorrem o Estado da Bahia. Além disso, a empresa mantém parceria com o Hospital São Rafael (BA), para onde encaminha pacientes do Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC), que realizam exames de ressonância magnética por meio de cotas.

TAG: Hospital