faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Sistema de gestão de escala reduz em 85% horas extras da Rede Mater Dei

Article-Sistema de gestão de escala reduz em 85% horas extras da Rede Mater Dei

gestao-de-escala-mater-dei.png
Sistema de gestão de escala auxilia na tomada de decisão e no remanejamento de profissionais entre as unidades

Com o objetivo de garantir a segurança assistencial de pacientes internados em diferentes unidades da Rede Mater Dei de Saúde, a A3Data desenvolveu uma solução tecnológica que melhora a gestão de escala de profissionais, reduzindo em 85% as horas extras. A primeira apuração do ROI (Retorno sobre Investimento) ocorreu em dez meses, atingindo 22,5%. O projeto, chamado Compartilha, foi elaborado em conjunto com a rede de saúde.

Antes de utilizar a solução, a rede de saúde tinha dificuldades de comunicação para melhor deliberar a gestão de escala dos colaboradores. Esta função se agravou principalmente com a chegada da pandemia da Covid-19, que ampliou os desafios, considerando as altas taxas de ocupação das unidades. Dessa forma, a rede viu a necessidade de otimização e automatização dos processos para garantir a escalabilidade, gerando flexibilidade no serviço e garantindo um bom atendimento a todos os pacientes.

Para suprir essa demanda, foi criada uma plataforma a partir dos dados de ocupação e registro de ponto da rede de saúde. Em uma mesma interface, o sistema apresenta gráficos em dashboards (painéis on-line), que são atualizados em tempo real e auxiliam na tomada de decisão. Segundo o CEO da A3Data, Rodrigo Pereira, a boa qualidade e a estrutura de dados da Mater Dei possibilitaram o desenvolvimento dessas ferramentas.

Por meio da plataforma, os gestores podem visualizar diferentes setores para verificar a situação de cada um, obtendo indicadores como a presença dos colaboradores, onde eles estariam atuando, se estavam disponíveis ou não e até avaliar a necessidade de contratar mais profissionais. Além disso, o sistema também auxilia nas demais necessidades operacionais de planejamento.

“Com as informações, é possível calcular quantos pacientes estarão internados nos próximos 30 dias em cada setor, com métricas de erro bastantes baixas, próximas a dois pacientes. Isso fez toda diferença para que os resultados fossem alcançados, auxiliando também no planejamento de curto e médio prazos”, explica o CEO da A3Data.

Com o desenvolvimento do dashboard de monitoramento de pontos e ocupação dos setores, outro painel foi elaborado para analisar a previsão de demanda. De forma automatizada, o sistema é operado a partir da plataforma de serviços de computação em nuvem AWS (Amazon Web Services), por meio da tecnologia DeepAr. De acordo com José Henrique Dias Salvador, diretor de operações da Rede Mater Dei, o uso do sistema simplificou as operações. “O recurso trouxe mais facilidade na gestão do controle de jornada, além de mais segurança e autonomia quanto ao remanejamento dos colaboradores disponíveis entre setores e unidades”, disse.

E, para ampliar a funcionalidade da ferramenta, treinamentos foram realizados com enfermeiros recém-contratados na rede de saúde para administrar o sistema e, assim, cobrir a ausência de colegas de trabalho, caso o recurso acuse a falta de profissional em uma unidade, por exemplo. Com o funcionamento pleno da plataforma, foi diagnosticado um aumento de produtividade dentro de um processo mais eficiente, que foi validado e acompanhado por responsáveis técnicos da rede hospitalar e, dessa forma, os resultados apontaram acurácia quanto aos dados de demanda e oferta da escala.

“A ferramenta mostrou-se útil, de fácil operacionalização e eficaz para compartilhar recursos disponíveis conforme as necessidades, mantendo as escalas assistenciais seguras e eficientes. Agora, a Rede Mater Dei não apenas economiza tempo precioso para se dedicar aos pacientes, mas também reduz o custo de alocações com a previsão de demanda”, finaliza o Diretor de Operações da Rede Mater Dei.