A FAPESP anunciou uma chamada de propostas no âmbito do Consórcio Genomas de São Paulo. Trata-se de uma oportunidade para financiamento de sequenciamento genômico humano para projetos de pesquisadores de São Paulo, no contexto do Projeto Genomas SUS, do Ministério da Saúde.

Na chamada, pesquisadores poderão submeter propostas solicitando sequenciamento de até 2 mil amostras por projeto. Essas amostras deverão estar previamente coletadas e possuir todas as aprovações éticas e regulatórias necessárias no momento da submissão da proposta à FAPESP.

O Genomas SUS é um projeto financiado pelo Ministério da Saúde que tem como objetivo sequenciar 21 mil genomas para avaliar o impacto da variabilidade genômica humana em questões de saúde. Operando em rede, o projeto conta com oito Centros Âncoras responsáveis pelo processamento e análise das amostras, garantindo alta qualidade no sequenciamento, redução de custos e padronização tecnológica. O estado de São Paulo abriga dois desses Centros Âncoras, e a nova chamada busca ampliar a participação de pesquisadores paulistas nesse importante projeto nacional.

Se acordo com a FAPESP, o apoio financeiro será oferecido para a organização das amostras, enquanto o custeio do sequenciamento e das despesas associadas será realizado de modo centralizado, seguindo o fluxo do Genomas SUS pelos dois Centros Âncoras de São Paulo.

Processo da chamada

Toda a análise de sequenciamento será realizada pelo pipeline de sequenciamento único e estabelecido para realizar análise concomitante das amostras. Os pesquisadores deverão compartilhar dados de fenótipos para análise do objetivo principal do Genomas SUS, que é a identificação de associação de variantes com desfechos clínicos, nos eixos: doença oncológica, cardiológica, imunológica, endócrino-metabólica, neurológica e saúde mental, infecciosa, raras e dismórficas.

Os dados sequenciados e os dados fenótipos dos projetos aprovados na chamada serão disponibilizados ao banco de dados do Programa Genomas Brasil , do Ministério das Saúde, para toda a comunidade científica nacional.

A intenção é que a iniciativa possa ampliar o acesso ao sequenciamento genômico em estudos, sem necessidade de investimento adicional, quando há redução dos custos de sequenciamento.

As propostas devem demonstrar claramente como os projetos, já em andamento ou concluídos, irão se beneficiar com dados genômicos adicionais e ampliar o impacto do programa.

O apoio da FAPESP, na modalidade Auxílio à Pesquisa Regular, será voltado para itens relacionados à organização das amostras – como reagentes, material plástico e serviços de terceiros para envio aos centros sequenciadores. O valor máximo financiável por projeto é de R$ 50 mil, com duração prevista de até 36 meses.

As propostas devem ser submetidas pelo SAGe até 27 de fevereiro de 2026. O plano de trabalho deve seguir o modelo do edital, detalhando características das amostras, aprovações éticas e o impacto esperado dos dados genômicos adicionais.