faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Hospital de Amor utiliza IA e robótica no tratamento de câncer

Article-Hospital de Amor utiliza IA e robótica no tratamento de câncer

ia-robotica-na-medicina.png
A integração das tecnologias avançadas tem como objetivo facilitar o diagnóstico e proporcionar uma recuperação mais rápida para os pacientes.

O Hospital de Amor, anteriormente conhecido como Hospital de Câncer de Barretos, é referência mundial em tratamento, prevenção, ensino e pesquisa em câncer. Dedicado exclusivamente ao atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o Hospital de Amor oferece tratamentos clínicos e cirúrgicos de ponta, muitos dos quais não são cobertos pelo sistema público em outras instituições. 

Uso de IA e robótica

A instituição investe significativamente na integração de inteligência artificial (IA) em seus processos de diagnóstico e tratamento do câncer. "Os projetos que utilizam IA para a leitura de laudos de câncer de mama, por exemplo, permitem diagnósticos precoces de diversos tipos de tumores e agilizam o início do tratamento, aumentando as chances de cura," afirma Henrique Prata, presidente do Hospital de Amor. 

Nas cirurgias, destacam-se o uso de plataformas robóticas, neuronavegação e microscopia cirúrgica, proporcionando mais precisão nos procedimentos e recuperação mais rápida dos pacientes. No tratamento clínico, a IA é utilizada para diagnóstico precoce e a patologia digital para integração de dados dos pacientes, contribuindo para uma abordagem personalizada e eficiente. 

Desafios e visão de futuro

Apesar dos avanços, a adoção de novas tecnologias no tratamento do câncer enfrenta desafios. A conscientização e educação da população, bem como a adequação das políticas públicas de saúde, são necessárias para garantir o acesso equitativo às inovações, especialmente no âmbito do SUS. 

"Olhando para o futuro, o Hospital de Amor continua comprometido em investir em tecnologia médica para aprimorar nossos serviços. Entre os investimentos previstos está a melhoria da jornada do paciente oncológico, com a implementação de sistemas que mapeiem sua trajetória, desde o diagnóstico até o pós-tratamento, visando garantir um acompanhamento mais eficaz e aumentar as chances de sobrevida," explica Henrique Prata. 

Estrutura de referência

Além das tecnologias, o Hospital de Amor também possui uma estrutura de referência, que inclui a filial do maior centro de treinamento de cirurgia minimamente invasiva do mundo (IRCAD), mais de 50 unidades móveis para rastreamento e detecção precoce, e o Instituto de Ensino e Pesquisa focado em oncologia, possibilitando avanços importantes em pesquisa científica e tratamento personalizado aos assistidos pelo Hospital de Amor.