faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Hcentrix lança pacote especial de monitoramento em tempo real

Fabio Boihagian

Com três soluções de inteligência aplicada aos dados, operadoras de saúde poderão consultar em tempo real o perfil de saúde de beneficiários, identificar riscos, monitorar possíveis casos e dar direcionamentos mais assertivos aos casos de Covid-19. Serviço será disponibilizado gratuitamente para clientes.

O aumento repentino dos casos de novo coronavírus levantou uma série de novas necessidades no mercado da saúde, tanto no Brasil quanto no mundo. Diante desse cenário a Hcentrix criou um pacote de soluções para apoiar operadoras de saúde com possibilidade de monitoramento de dados em tempo real e geração de indicadores.

O pacote foi elaborado a partir das principais queixas dos clientes da Hcentrix e foi disponibilizado gratuitamente para as empresas parceiras e contratantes. “Percebemos que a a falta de ferramentas para identificar os casos suspeitos em tempo real, a inexistência de um recurso que permita o levantamento dos possíveis casos e de monitoramento dos grupos de risco, são os principais problemas enfrentados pelas operadoras de saúde durante a pandemia de novo coronavírus”, disse Fabio Boihagian, um dos sócios fundadores da Hcentrix- empresa de inteligência em Saúde Populacional.

As três soluções que integram o Pacote Covid-19 da Hcentrix ajudam a solucionar os problemas das operadoras de saúde e apoiam na tomada de decisão mais assertiva e imediata. A primeira delas é a ferramenta de mensuração que funciona como um sistema de alarmes para identificar beneficiários que tem solicitado ou estão realizando procedimentos que podem estar relacionados à doença causada pelo novo coronavírus. Toda vez que um beneficiário entrar em solicitações de testes ou de exames ambulatoriais relacionados, a plataforma gera em tempo real alarmes para que a equipe de autorização possa monitorar os pacientes e tomar ações de gestão na rede. Dessa forma, o gestor de saúde populacional tem como acompanhar a trajetória do paciente, prever custos futuros e, se necessário, fazer intervenções de prevenção.

A segunda solução é o perfil de Saúde em dois cliques, uma aplicação com dados de saúde e fácil uso para apoiar as equipes de frente quando o beneficiário contatar sobre a covid-19. Com a tela de perfil, o profissional de saúde pode analisar o histórico de saúde do paciente e verificar suas condições clínicas e alarmes para a Covid-19. Esse recurso permite a avaliação dos dados, essencial para direcionar as melhores indicações para a equipe de saúde e auxiliar na tomada de decisões e direcionamento melhor dos casos.

O terceiro recurso é o Mapa Populacional Covid-19, que são mapas de perfis de saúde disponibilizados para 100% dos beneficiários a fim de identificar quais deles fazem parte dos grupos de risco para a Covid-19. O recurso permite aos gestores fazerem diariamente o download dos indicadores, fazer análises e gerar para a operadora uma lista de beneficiários que podem estar no grupo de risco para a Covid-19. Munida dessas informações a operadora tem a possibilidade de fazer um processo pró ativo de verificação dos riscos e desenvolver ações de acompanhamento prévio.

De acordo com Fábio Boihagian, o objetivo do pacote com as três soluções é ajudar aos clientes a terem total controle operacional sobre a Covid-19. “Olhando os alarmes, analisando a população e tendo o perfil em tempo real, é possível que a operadora possa fazer contatos, tanto ativos quanto receptivos com qualquer beneficiário e também informar as agências nacional sobre os casos suspeitos da patologia e, dessa forma, ter uma melhor gestão nesse momento tão crítico que estamos vivendo”, afirma.

O pacote foi disponibilizado gratuitamente para todos os clientes da Hcentrix pelo período de 60 dias, podendo o prazo de utilização gratuito ser estendido caso a pandemia se prolongue. Aqueles que não forem clientes, mas que tenham interesse nas soluções do Pacote Covid-19 da Hcentrix, podem entrar em contato com a empresa para avaliar a possibilidade de contratação.