Lançada há 5 meses, a Central de Libras da Amil já realizou mais de 200 atendimentos e é finalista no 28º Prêmio ABEMD 2022, na categoria Call Center. O ambiente é exclusivo para pessoas surdas ou com deficiência auditiva, usuárias da língua brasileira de sinais, e deve ser acessado clicando no ícone “Central de Libras” localizado no topo da página da Amil na internet. A iniciativa representa uma inovação no setor de planos de saúde por ter atendimento realizado através de videochamada, uma forma de comunicação mais fácil e eficiente do que os telefones para atendimento a surdos.
O serviço é ininterrupto, funcionando 24h por dia e 7 dias por semana com o auxílio de uma empresa especializada em tradução simultânea de libras, garantindo a autonomia desses beneficiários no acesso à informação, com atendimento humanizado e empático.
No ambiente, o beneficiário da Amil encontrará um profissional com quem poderá conversar em libras e apresentar a sua solicitação. Com a videochamada em curso, este profissional fará a mediação com um operador da Central de Atendimento da Amil para que a solicitação seja plenamente atendida, com retorno imediato ao cliente. A chamada pode ocorrer do computador ou do celular, desde que a câmera esteja habilitada, com tempo médio de espera de 36 segundos.
“A Central de Libras é motivo de orgulho para todos da empresa. Sua concepção está alinhada à nossa missão, valores e compromisso com a inclusão e diversidade. Esse tipo de atendimento é fundamental pois, no Brasil, a grande maioria das pessoas surdas ou com deficiência auditiva dependem exclusivamente da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para se comunicar e obter informações”, afirma Marcelo Alexandre Piccione, Diretor Executivo de Operações da Amil.
Segundo o último censo do IBGE, o Brasil tem 9,7 milhões de surdos. Em breve, o serviço estará disponível também no aplicativo Amil Clientes. No momento, pode ser acessado em www.amil.com.br, no canto direito no topo da página.