O primeiro curso de Residência Médica em Cardiologia do Espírito Santo terá início no próximo dia 2, no Centro Integrado de Atenção à Saúde (Cias) – unidade própria da Unimed Vitória, em parceria com o Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes (Hucam). A abertura oficial será às 19 horas, no auditório do próprio Cias.
O curso começa com dois residentes, que terão aulas teóricas e práticas tanto no Cias quanto no Hucam, de acordo com as diretrizes do Ministério da Educação (MEC). Segundo o coordenador do Programa de Residência Médica em Cardiologia do Cias, Carlos Marconi Pazolini, essa parceria fará com que os médicos tenham acesso às duas realidades e que a população atendida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) também seja beneficiada pelo programa.
A longa experiência da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), por meio do Hospital Universitário, somada ao modelo assistencial e à tecnologia disponível no Cias justifica o convênio, esclarece Pazolini. No período em que estiverem na residência, os médicos passarão pelo Pronto-Socorro Cardiológico, Internação Cardiológica, Hemodinâmica e Unidade Coronariana do Cias.
De acordo com o Diretor Técnico do Cias, Ary Célio de Oliveira, a alta tecnologia do hospital, a experiência em cardiologia e a humanização hospitalar oferecerão o suporte que os futuros cardiologistas precisam. “Temos aqui no Espírito Santo um hospital de ponta, que nada deixa a desejar aos maiores hospitais do País”, acrescentou.