08 de agosto é Dia Nacional de Controle do Colesterol

Basta um simples exame de sangue para revelar as taxas de colesterol – tanto o HDL – o bom, quanto o LDL, o chamado mau. Simples? Nem tanto. “Como a alteração não apresenta sintomas, muitas pessoas entram para o grupo de risco de doenças cardiovasculares sem saber”, comenta o cardiologista Bruno Ganem, coordenador do programa Gestão Saúde, da Amil Brasília.

Por risco entenda-se o acúmulo de placas de gordura nas artérias, que acabam estreitas e até mesmo entupidas. “Essa é a principal causa do infarto e do acidente vascular cerebral que, como se pode ver, não ocorrem de uma hora para outra”, afirma o médico.

Conscientização – O Dia Nacional de Controle do Colesterol, 08 de agosto, foi instituído pelo Governo Federal em 2003. A data atua de maneira expressiva para a conscientização da população sobre a necessidade das ações preventivas e da detecção precoce de doenças. “É dever de todos os profissionais de saúde estimular a comunidade a repensar seus hábitos”, destaca o cardiologista.

VOCÊ SABIA?

:: Embora seja visto como uma gordura, quimicamente o colesterol é um álcool, insolúvel na água e conseqüentemente no sangue. Ele só consegue ser transportado pelo sangue acoplado a moléculas de lipoproteínas que podem ser de dois tipos: O LDL ou HDL.

Carla Furtado

AthenaPress | Unidade do Grupo Athena

(61) 3326 2066 e 8473 3509

[email protected]

www.grupoathena.com.br