Colocamos uma carinha mais legal, quando, na verdade, ele quer que haja um investimento na qualidade; damos desconto, quando ele tem maior preferência por um frete grátis…
Trouxe hoje um material para facilitar seu foco e seus investimentos nas melhores áreas. Já no começo, podemos ver que o que influencia mais no poder de decisão do cliente é a qualidade do seu produto. Não adianta ele ser gratuito (no caso de mutos aplicativos) ou muito barato (para produtos), se a qualidade do material que o cliente tem o primeiro contato não for boa, ele vai reconsiderar a compra, mesmo que você atenda parcialmente ou totalmente a necessidade dele. Esta qualidade deve estar desde peças publicitárias até as especificações técnicas do produto. No geral, queremos que os clientes cheguem a ser evangelistas e se identifiquem pessoalmente com a sua marca. Por isso, todos os processos devem ser revistos com este propósito.
O segundo item mais determinante para a compra é a entrega gratuita. Quando um cliente, finalmente, decide pela compra do seu produto, ele não espera que outro valor será agregado, podendo mudar a opinião dele. Além de ser uma perda para a sua empresa, é uma frustração para o cliente que já tinha se decidido pela compra e, no fim, descobriu que o frete custava mais que o produto.
Em mercados fora do Brasil, a possibilidade de devolução após a compra e uma boa atenção pós-venda é de extrema importância para a decisão final do cliente. Em seguida, podemos ver a importância da opinião de outros clientes. É o famoso boca-a-boca, mas em uma versão digital. (Não precisamos lembrar que não vale a pena contratar pessoas para fazer os seus reviews. Se o seu produto for realmente bom, você vai receber de forma espontânea).
Já nas ferramentas, podemos ver que as três mais importantes são a competitividade no preço, a possibilidade de compra online e a velocidade da entrega. Sempre vale a pena facilitar a aquisição do produto e, caso a entrega seja física, é importante sempre imaginar que seu cliente está com pressa para o recebimento. Se for online, tente garantir que, assim que a compra for efetuada, o cliente já tenha acesso ao seu produto.
É importante ver também a presença das mídias sociais e o quão importante é atingir o seu cliente-alvo por algum amigo que ele tenha. Caso você conquiste uma pessoa de um círculo e esta pessoa faça uma uma recomendação sua, o valor é muito maior para um próximo cliente que o anúncio da sua empresa. Tente, por isso, sempre conquistar por nichos e grupos.