Independente da clínica atender pacientes privados ou oriundos da saúde suplementar é fundamental entender que a clínica do amanhã será muito diferente da clínica que temos hoje. A tecnologia terá um papel fundamental nesta transformação e o prontuário em papel já se encontra ameaçado de extinção, tanto no sistema público, como no sistema privado.
Assim, prontuário eletrônico, sistemas de gestão, agendamento eletrônico, formas eletrônicas e seguras de se comunicar com o paciente serão as novas tendências. Além disso, diante de um paciente cada vez mais conectado, as redes sociais serão fundamentais para manter o diálogo com o paciente e manter sempre aberto um canal de comunicação. Estamos prontos para essa nova realidade?
Neste contexto, a eficiência operacional, não depender exclusivamente de convênios e saber agregar profissionais de diferentes especialidades para um trabalho multiprofissional parecem ser fundamentais para a Clínica do Amanhã. A Clínica Fares e o Instituto Vita, ambos de São Paulo, que embora atendam segmentos diferentes, retratam bem esta realidade, por serem grandes clínicas que atingiram o sucesso através da fidelização dos clientes, foco na atração e retenção de excelentes profissionais, que assumem responsabilidade pelo paciente e se comportam como sócios do negócio.
Para explorar mais este tema o EmpreenderSaúde está promovendo no dia 06 de Dezembro, o EmpreenderSaúde DAY 2014: A Clínica do Amanhã, que irá trazer grandes empreendedores do mercado de clínicas, como os fundadores do Instituto Vita, Clínica Fares, UPO Oftalmologia, Medcal Clínica de Especialidades. Além disso teremos grandes soluções de TI para a Clínica do Amanhã, bem como excelentes empreendedores do mercado de saúde, como Luis Chicani, da benCorp, Luis Salomão, do Laboratório Salomão&Zoppi e José Watari, das Clínicas de diálise Nefrocare.
Ao final deste evento será escolhida a Startup Saúde de 2014, através de um painel excepcional de jurados.