A expansão da área de atuação do enfermeiro demanda um crescente número de profissionais técnica e cientificamente preparados para frentes como assistência e pesquisa. Além disso, o mercado requer mão de obra que tenha uma visão humanizada e interdisciplinar na busca pela qualidade no atendimento, excelência nos resultados e competência para discutir princípios gerais e biopsicossociais que fundamentem a prática de enfermagem em nichos específicos.

Com o objetivo de capacitar novos profissionais para segmentos que exigem qualificação especializada, a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo abre inscrições para as pós-graduações lato sensu em: Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental, Enfermagem na Assistência ao Adulto em Unidade de Terapia Intensiva, e Enfermagem Obstétrica.

Mais informações podem ser obtidas pelo site da Instituição: www.fcmsantacasasp.edu.br.

Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental

A reestruturação da atenção psiquiátrica no Brasil e a consequente substituição do modelo assistencial dessa área requerem a capacitação dos profissionais. A necessidade de um novo padrão exige que a universidade e as instituições formadoras repensem a formação e a qualificação para esse setor.

O objetivo do curso é capacitar enfermeiros para a atuação especializada nesse segmento, aprofundando os conhecimentos e desenvolvendo as habilidades e atitudes pertinentes à especialidade. Além disso, a pós-graduação visa preparar profissionais qualificados para atuarem na assistência à saúde nos níveis preventivo, curativo e de reabilitação, com competências técnico-científicas e ético-políticas contextualizadas ao mundo do trabalho.