O Grupo Otimismo de Apoio ao Portador de Hepatite foi uma das ONGs selecionadas para apresentar seu trabalho na “II Conferência Internacional – Inovação para o Terceiro Setor: Sustentabilidade e Impacto Social”, evento a ser realizado no mês de agosto pelo Instituto William Davidson da Universidade de Michigan, em parceria com o CNU-Brasil (Programa Conversando com as Nações Unidas).
No Brasil foram selecionadas, entre outras, as seguintes instituições:
– Brazil Foundation
– Care Brasil
– Centro de Voluntariado de São Paulo
– Comitê para Democratização da Informática – CDI
– Doutores da Alegria
– Grupo Otimismo de Apoio ao Portador de Hepatite
– Instituto Ayrton Senna
– Iochpe Foundation
Ano passado, fomos procurados pela OMS – Organização Mundial da Saúde para ampliar o “Dia de Divulgação da Hepatite”, o qual iniciamos no Brasil em 2000, para transformá-lo no “Dia Mundial da Hepatite”, objetivando que na Assembléia Geral de 2009 a OMS possa decretar o dia 19 de maio como o dia das hepatites.
Agora em 2008, recebemos do programa “Conversando com as Nações Unidas” o convite para mostrar como o Grupo Otimismo consegue mudanças no atendimento aos infectados com as hepatites B e C por meio do “Controle Social”. O “Controle Social” e um instrumento da cidadania, muito pouco utilizado ainda no Brasil, mas e indiscutivelmente o mais rápido caminho para conseguir que os gestores cumpram a função de governo.
Carlos Varaldo
Grupo Otimismo
www.hepato.com