O parto humanizado, procedimento realizado com o mínimo de intervenções médicas, é mais seguro para a mãe e para o bebê. Os hospitais e profissionais vêm reconhecendo a importância desse procedimento e, com isso, têm investido em quartos especiais para acolher as gestantes.
Em Brasília, o serviço de parto humanizado é oferecido pelo Hospital Daher, que possui um quarto especial para acolher as pacientes. O quarto possui barras para o parto de cócoras, banheira para o nascimento na água, bola plástica de relaxamento e tecido para alongamento.
Segundo a responsável pela criação do quarto, a obstetra Carla Daher, o espaço foi projetado para amparar as mães com gestações de baixo risco, em um ambiente semelhante ao domiciliar.
“A ideia é que a gestante permaneça no mesmo ambiente durante todas as fases do parto e em um lugar aconchegante e acolhedor que a envolva de tal forma que ela possa naturalmente adotar a melhor posição para o nascimento do bebê”, explica a médica.
Para o parto ser bem sucedido, a mulher tem que estar muito consciente do processo da gestação e das fases do nascimento. A parturiente tem que se sentir segura. De acordo com a Dra. Carla, a gestante adquire essa segurança no período do pré-natal, no qual é fundamental o apoio e atenção do médico: “As consultas devem ser mensais e com pelo menos 1 hora de duração”, afirma a doutora.