A ImpulsoGov, uma ONG dedicada ao aprimoramento dos serviços de saúde pública nos municípios, foi escolhida em um edital da farmacêutica MSD para receber uma doação de US$ 300 mil (aproximadamente R$ 1,7 milhão). Esse montante foi concedido por meio do programa global de doações Solutions for Healthy Communities (SHC), que investe em iniciativas lideradas pela comunidade para melhorar o acesso à saúde em diversos países. É importante destacar que a ImpulsoGov é a única organização brasileira selecionada nesta edição do programa. 

Fundada em 2019, a ImpulsoGov apoia profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) na melhoria das políticas públicas de saúde, utilizando dados e tecnologia para garantir que todos os brasileiros tenham acesso a serviços públicos de qualidade. A ONG foca no desenvolvimento de soluções que visam fortalecer a rede de Atenção Primária à Saúde (APS) e os serviços de saúde mental do SUS. 

Verba será usada para expansão do projeto Impulso Previne 

Com o financiamento recebido, a ONG planeja expandir o projeto Impulso Previne nos próximos dois anos. Esta solução digital centraliza dados, análises e recomendações sobre os principais indicadores de prevenção em saúde, facilitando o acesso a essas informações para gestores de saúde de forma rápida e descomplicada. 

Desde 2023, mais de 900 municípios já acessaram o Impulso Previne, sendo que mais de 80 deles utilizam funcionalidades adicionais disponíveis na área logada da plataforma. A ImpulsoGov pretende ampliar esse acesso a mais 20 cidades e aprimorar as funcionalidades tanto na área logada quanto na pública do Impulso Previne. 

“Estamos extremamente felizes por termos sido selecionados pela MSD. Esse reconhecimento fortalece nosso trabalho em promover a saúde por meio do uso inteligente de dados e tecnologia, visando reduzir as desigualdades no acesso à saúde no Brasil”, afirma João Abreu, cofundador e diretor-executivo da ImpulsoGov. 

Outros beneficiários 

Além do Brasil, a MSD também selecionou beneficiários em mais 24 países. O programa SHC tem como objetivo reduzir barreiras ao cuidado em saúde, empoderando pacientes e famílias, capacitando profissionais de saúde e fortalecendo os sistemas locais de saúde.