Entre os dias 4 e 5 de setembro, aconteceu, em São Paulo, a 10ª edição do MV Experience Forum (MEF), realizado pela MV, multinacional brasileira líder na América Latina no desenvolvimento de softwares para a saúde. O evento, que tem como objetivo conectar todos os atores da saúde em prol do uso da tecnologia no setor, reuniu os mais importantes líderes da saúde e trouxe números expressivos:
- Mais de 1.500 inscritos;
- 3 palcos simultâneos;
- Mais de 40 horas de conteúdo;
- Mais de 100 palestrantes;
- Mais de 20 patrocinadores;
- 4 workshops sobre jornada digital.
Conteúdo exclusivo gerou ricos debates
Foram mais de 40 horas de conteúdos exclusivos, divididos em uma plenária e duas trilhas especializadas: Tecnologia e Assistencial. Na plenária, grandes especialistas e líderes do setor abordaram temas como a transformação digital da saúde, tecnologia, open health e futuro do setor. Entre as apresentações deste palco, destacam-se:
– Palestra “Saúde para todos: como a tecnologia está quebrando barreiras”. Abordou como as principais inovações tecnológicas, o cuidado baseado em valor e os determinantes sociais estão desempenhando um papel fundamental na busca pela equidade em saúde.
– Mesa redonda “Caminhos para a sustentabilidade da saúde suplementar no Brasil”. Reuniu renomados profissionais do setor para debater os desafios e as estratégias para se alcançar a sustentabilidade na saúde. Entre os pontos abordados estavam regulação e políticas públicas; modelos de remuneração baseados em “desempenho’” médico; inclusão da tecnologia (telemedicina, IA e Big Data) no setor; desenvolvimentos de programas com foco no bem-estar da população; gestão de recursos; entre outros.
– Palestra “A caixa preta da IA: o que tem lá dentro é um bom remédio para a saúde?”. Trouxe para o debate o quanto a inteligência artificial realmente poderá fazer, de fato, pelo setor de saúde e pelos profissionais que nele atuam.
– Mesa redonda “Equilibrando a balança: navegando pelos desafios e colhendo as oportunidades da autogestão em saúde no Brasil”. Reuniu especialistas para debaterem os desafios encontrados pela autogestão para prover uma maior satisfação dos pacientes/usuários de planos de saúde, além de abordar formas de gestão e redução de custos e pensar como a tecnologia pode ser uma aliada para esse fim.
Na trilha Tecnologia, os participantes puderam acompanhar debates sobre TI, infraestrutura, inteligência artificial, cloud computing e cibersegurança, com destaque para o talk “IA generativa e o futuro da Saúde: explorando o potencial do Gemini”, onde foram apresentadas as possibilidades do uso da IA generativa na saúde por meio das ferramentas Gemini e MedLM.
Já quem esteve presente na trilha Assistencial pode conhecer mais sobre como a tecnologia pode apoiar o dia a dia dos profissionais, além de tendências focadas na jornada assistencial. O destaque ficou para o painel “O uso das tecnologias MV nas instituições sociais de saúde na promoção do melhor atendimento à população”, que abordou como as tecnologias desenvolvidas pelo Ecossistema MV estão apoiando as instituições sociais de saúde na melhor gestão e cuidado com a saúde dos brasileiros.
“Com uma programação rica e um público cada vez mais engajado, o MEF se firmou como o principal fórum de inovação em saúde digital no Brasil. Neste ano, o evento se materializou como um espaço de liderança e geração de tendências. O que discutimos aponta o caminho para o futuro da saúde e estamos orgulhosos de ser os precursores dessa transformação e de trazer tanta novidade para a sociedade”, destacou Paulo Magnus, CEO da MV.
Renomados profissionais do ecossistema de saúde reunidos em um só lugar
Foram mais de 100 palestrantes que enriqueceram os dois dias de debates e compartilharam com os presentes temas importantes que estão ajudando a definir e fortalecer a saúde digital no Brasil. Estiveram no evento:
– André Médici, especialista internacional em temas de gestão e economia de saúde.
– Luiz Henrique Mandetta, ex-Ministro da Saúde.
– Antônio Britto, Diretor Executivo da Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp).
– Pedro Westphalen, Deputado Federal pelo PP do Rio Grande do Sul.
– Gustavo Ribeiro, Presidente da Associação Brasileira de Planos de Saúde (Abramge).
– Paulo Rebello Filho, Diretor-Presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
– Silvio Meira, Cientista-Chefe da tds.company e Fundador do Porto Digital.– Mauricio Hauptmann, Head de Saúde da Google Cloud Brasil.
– Fábio Gandour, Médico, PhD em Ciências da Computação e ex-Cientista-chefe da IBM Brasil.
– Socorro Brito, Coordenadora-Geral do Plano de Saúde dos Servidores Públicos da Bahia (Planserv).
– Daniele Aita, Diretora do Instituto de Assistência e Previdência Privada do Estado do Piauí (Iaspi).
– José Antonio Diniz de Oliveira, Presidente da Caixa de Assistência Oswaldo Cruz – FioSaúde.
– Alline Cezarani, CEO da Rede Santa Catarina.
– Valéria Pinheiro de Souza, Gerente de Relacionamento TI Médico no Hospital Israelita Albert Einstein.
– Carolina Lastra, Diretora Executiva do Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês.
– Melina Schuch, Superintendente de Estratégia e Mercado do Hospital Moinhos de Vento.
– Claudio Lottenberg, Presidente do Conselho Deliberativo da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, do Instituto Coalizão Saúde, do Lide Saúde e da Confederação Israelita do Brasil (Conib).
– Rasível Santos, Secretário de Saúde do Estado de Goiás.
– Erico Sangiorgio, Sub-Secretário de Saúde do Estado do Espírito Santo.
– Jacson Barros, Healthcare Business Development Manager na Amazon Web Services.
– Katia Magni, Diretora Executiva e Co-Founder da 3Up Talentos.
Saúde 2034: paciente no centro da atenção e o papel da inteligência artificial
Na abertura do evento, Magnus, apresentou tendências e novos modelos de cuidado que devem ser aplicados pelas instituições de saúde nos próximos dez anos, reforçando seu comprometimento e determinação em deixar a saúde completamente digital no Brasil até 2034.
Um dos destaques citados pelo CEO foi a centralidade do cidadão no cuidado à saúde, com foco na utilização de dispositivos móveis, como repositório central de dados. “O dado da pessoa tem de estar disponível de forma simples, no dispositivo que ela mais usa: o celular. A ideia é que, independentemente de onde o paciente esteja, seja em um hospital, clínica ou laboratório, seus dados de saúde estejam acessíveis para garantir um tratamento baseado em informações precisas e atualizadas”, disse Magnus.
Além disso, o evento reforçou a importância da inteligência artificial e sua integração ao prontuário eletrônico. A tecnologia, segundo os especialistas, pode otimizar o tempo de atendimento ao paciente e reduzir a carga administrativa sobre os médicos. “Com a IA, a conversa entre médico e paciente será automaticamente estruturada no prontuário, eliminando a necessidade de anotações manuais, o que permite mais tempo dedicado ao cuidado do paciente”, afirma o CEO.
Alceu Alves, Vice-Presidente da MV, disse ter a convicção de que todos que passaram pelo MEF saíram empolgados em aplicar os conhecimentos em mercado, tecnologia, gestão, ganhos de eficiência e de pessoas em seus meios de atuação. “Sinto-me honrado em ter dividido as atenções com Henrique Salvador, Presidente do Conselho de Administração da Rede Mater Dei de Saúde, e com Valdir Ventura, CEO do Grupo São Cristóvão de Saúde. Acredito que, juntos, conseguimos levar ao nosso público um conteúdo bastante enriquecedor, cheio de exemplos e gerador de muitos insights estratégicos para a gestão hospitalar.”
Para Jeferson Sadocci, Diretor Corporativo de Mercado e cliente da MV, a 10ª edição do MV Experience Forum foi um sucesso. “Que orgulho em fazer parte de um evento que alcançou o marco de mais de 1.500 pessoas interessadas em se conectar com as tendências em saúde, tecnologia e inovação”.
Box: MVCast no MV Experience Forum
Uma das novidades do MEF 2024, foi a edição especial do MVCast, podcast lançado em julho de 2024 pela MV, que tem como intuito explorar as tendências, novidades e análises sobre o uso de tecnologias no setor da saúde. Nos dois dias do evento, foram transmitidos bate-papos exclusivos com os palestrantes ao vivo pelo canal do YouTube da companhia.
Essas conversas e os demais episódios do MVCast estão disponíveis – gratuitamente – no perfil @mvsaudedigital, no Youtube e nas plataformas de streaming Spotify e Deezer. Para conferir, acesse o link https://linktr.ee/mvcast.