Ao treinar médicos sobre como usar uma nova ferramenta, como um sistema de registro eletrônico de saúde ou um portal do paciente, o Colorado Permanente Medical Group (CPMG) alerta para a importante tarefa do engajamento do paciente de uma forma positiva.

William Wright, ex-diretor médico executivo do grupo Colorado Permanente contou: “Se você apenas colocar um computador na sala de exame e dizer ao médico para fazer mais, não será eficaz”.

Ao invés disso, disse ele, uma instalação mostra aos prestadores como eles podem olhar para a tela com o paciente e analisar com ele, por exemplo, como uma calculadora de risco cardiológico funciona, ou como uma rotina de exercícios no YouTube pode ajudar. “Os médicos podem incorporar a tecnologia não como um intruso, mas como um facilitador, uma ferramenta que ajude na comunicação com paciente”, concluiu Wright.

O ex-diretor também falou sobre a popularidade do portal do paciente, apontando que as mulheres mais velhas são as mais rápidas e ágeis na adoção da ferramenta. O portal dá aos pacientes o acesso aos resultados dos testes, a capacidade de obter informações sobre receitas e lhes permite agendar compromissos.

Um estudo recente publicado no Journal of Internet em Pesquisa Médica descobriu que portais para o paciente devem proporcionar uma comunicação mais personalizada, contato direto com fornecedores e interatividade para engajar plenamente os pacientes.

“Temos visto um aumento na satisfação do paciente depois que abrimos os registros”, disse Wright. “Há alguma ansiedade sobre isso entre os médicos, mas acho que isso vai ser superado, porque é a natureza do mundo em que vivemos.”

E para entender mais sobre portais e ferramentas digitais não perca a oportunidade de conhecer o maior trade show de inovação em saúde da América Latina, o Hospital Innovation Show, o evento contará com mais de 10 espaços simultâneos de apresentação focados em diferentes cargos da instituição. Solicite sua credencial aqui.