O HCor – Hospital do Coração em São Paulo, vem desempenhando um importante papel na pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias para o tratamento das arritmias cardíacas, uma das principais causas de mortalidade no País. O distúrbio, que altera o ritmo dos batimentos cardíacos, causa mais de 250 mil óbitos por ano, em nosso país, superando as vítimas de aids, câncer de mama e de pulmão.
Com um dos mais avançados centros tecnológicos de saúde da América Latina, o HCor atende mais de 1,5 mil pacientes por mês para investigação diagnóstica, prevenção e tratamento dos mais variados tipos de arritmias cardíacas. Um dos diferenciais do Serviço de Arritmias HCor é o Web-Looper, equipamento portátil que grava o ritmo cardíaco e envia o eletrocardiograma, em tempo real, via internet, diretamente para o médico, permitindo um diagnóstico imediato a prevenção e o tratamento das arritmias.
Outro grande avanço no auxílio aos pacientes que sofrem deste distúrbio é o ressincronizador cardíaco, que são marcapassos especiais que apresentam pelo menos três eletrodos. Estes marcapassos promovem a estimulação seqüencial do coração em vários pontos, sincronizando as paredes cardíacas. “Este recurso permite aumentar a eficiência do coração que apresenta insuficiência cardíaca bem como a melhora da qualidade de vida e a redução da mortalidade destes pacientes”, explica Dr. José Carlos Pachón, Responsável pelo Serviço de Arritmias do HCor.