O SindHosp e a KPMG se uniram para lançar o e-book Inteligência Artificial (IA) na Saúde. O lançamento acontecerá durante o Congresso Nacional de Hospitais Privados (Conahp), no próximo dia 16, durante o Fórum Saúde & Gestão, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. O evento será realizado das 9h às 18h30. 

“A IA já faz parte do nosso cotidiano, como no reconhecimento facial dos smartphones e na interação com assistentes virtuais, como a Alexa. No setor da saúde, muitas instituições já utilizam IA, com benefícios diretos tanto na gestão quanto no atendimento aos pacientes. Esta publicação proporcionará às empresas que ainda não adotaram IA um conhecimento mais profundo sobre o tema e, para aquelas que já utilizam a tecnologia, uma oportunidade de aprofundar seus benefícios nas operações e na assistência em saúde”, afirma Francisco Balestrin, presidente da FEHOESP e do SindHosp. 

Leonardo Giusti, sócio-líder do segmento de Saúde da KPMG no Brasil, destaca que o e-book será o primeiro estudo qualitativo e quantitativo sobre IA na saúde no país. “Nosso objetivo é mapear as oportunidades e desafios da IA no ecossistema da saúde, identificar necessidades de uso e formas de tornar a jornada assistencial mais eficiente e eficaz”, explica. Segundo ele, o debate sobre IA é global, e o e-book busca contribuir para esse diálogo. “A IA é uma tecnologia real, acessível e que transformará muitos modelos, inclusive na saúde, redesenhando papéis e dinâmicas do setor”, completa Giusti. 

Conteúdo do e-book 

Para a elaboração do conteúdo, a KPMG realizou abordagens qualitativas com profissionais cuidadosamente escolhidos, pertencentes a todo o ecossistema do setor e que atuam tanto no setor público quanto no privado. Além disso, aplicou pesquisas quantitativas junto a empresas e/ou profissionais filiados à FESAÚDE-SP, SindHosp, Associação Brasileira de Planos de Saúde (Abramge), Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma), Associação Brasileira CIO Saúde (Abcis), Colégio Brasileiro de Executivos da Saúde (Cbexs), Instituto Coalizão Saúde (ICOS), Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos (Sindusfarma) e União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde (Unidas).

O e-book contará com um capítulo dedicado à transformação digital, abordando conceitos-chave, a evolução cronológica da digitalização e os elementos críticos para sua implementação. Outro capítulo será focado em regulamentação, oferecendo uma visão do cenário regulatório atual e os desafios enfrentados pelas instituições de saúde, além de comparações com iniciativas regulatórias em outros países. 

O impacto da IA na jornada assistencial também será destacado, com foco nos benefícios para a precisão diagnóstica, personalização do tratamento e monitoramento contínuo. Casos práticos de instituições que já utilizam IA serão apresentados para ilustrar esses avanços. 

Por fim, o e-book discutirá o uso da IA nas operações de saúde, analisando melhorias na eficiência operacional, otimização de processos administrativos e clínicos, e exemplos de uso, como automação de tarefas repetitivas e análise preditiva para gestão de recursos.