Em busca de melhorias para o tratamento dos seus pacientes, o Hospital Balbino vem investindo na compra de novos equipamentos. Uma das mais recentes aquisições foi para a área de cardiologia: o ultrassom intracoronário iLab, um dos aparelhos mais modernos do mundo usado no diagnóstico de doenças vasculares. O equipamento permite que os especialistas tenham visão do interior da artéria coronária, proporcionando diagnósticos mais precisos.
A atuação do ultrassom é semelhante aos métodos utilizados na hemodinâmica convencional. Através da punção da artéria, um cateter é introduzido no sistema vascular do paciente até a coronária. A principal diferença é que um transdutor na ponta do cateter faz a leitura do interior do vaso e gera imagens digitalizadas do local.
Para o chefe do serviço de hemodinâmica do Hospital Balbino, o cardiologista intervencionista Rogério Moura, o investimento na aparelhagem de imagem representa um avanço para a área e veio substituir o uso de técnicas já ultrapassadas. “Com o ultrassom é possível fazer uma avaliação anatômica completa, por fora e por dentro do vaso. É uma tecnologia que veio para ficar”, afirma.
De acordo com a equipe de hemodinâmica do Hospital Balbino, a aquisição do aparelho traz significativas melhorias, especialmente porque o transdutor que gera as imagens do interior do vaso é usado durante o próprio procedimento e o resultado é conhecido pelos médicos na mesma hora.