Confira também:

> Parte I

> Parte II

> Parte III

> Parte IV

Ser um médico é bem mais do que estudar por incansáveis horas na faculdade e pelo resto do exercício profissional. Atuar na área da saúde significa entender o outro e ajudá-lo a encontrar o melhor meio para chegar ao bem-estar. Mas como fazer isso? A palestra de Abraham Verghese aponta um caminho:

O toque médico e a humanização da relação médico paciente

Em outro TED Talk, Abraham Verghese aborda a importância do contato humano entre médicos e pacientes na busca do estabelecimento da saúde. Na palestra, o médico argumenta que, por mais que a tecnologia tenha se desenvolvido na área de diagnóstico, nada substitui o ser humano em contato com o seu próximo.

Em sua fala, o médico ressalta o poder da mão humana em gestos simples, que consistem no tratamento em si: tocar, confortar e diagnosticar. Em seus 18 minutos de palestra, essa é a linha que guia o raciocínio da plateia. Profundo conhecer das tecnologias incorporadas à medicina nos últimos anos, o especialista coloca o espectador frequentemente diante do questionamento maior dos adeptos à inovação. De que vale toda essa parafernália digital se o médico torna-se um computador, frio, distante da sua missão histórica de ajudar aqueles que precisam, de diminuir a dor e cuidar bem das pessoas, que são tão humanas quanto ele?

Conforme é abordado no vídeo, o Dr. Verghese tem ampla vivência no meio acadêmico. Sua carreira é notável pelo seu comprometimento com assuntos acadêmicos, falando sobre a ética no exercício profissional, sensibilidade e empatia dos ainda estudantes de medicina aos futuros pacientes. Ele é um mentor dos futuros médicos, que planta a semente do conhecimento em seus alunos para que possam mudar o mundo nas próximas décadas.

Se você estiver buscando inspiração, o vídeo vai ajudá-lo a reencontrar os motivos que o levaram à carreira médica.

[ted id=1231 lang=pt-br]