A diretoria da Hospitalar, principal plataforma de negócios, conteúdo e conexões do setor de saúde da América Latina, esteve presente no Conselho Aberto Horizontes 2026, no último dia 29. O evento, realizado pela Associação dos Hospitais e Serviços de Saúde do Estado de São Paulo (AHOSP) reuniu gestores hospitalares e autoridades públicas para discutir sobre pautas técnicas, institucionais e estratégicas relacionadas ao setor privado de saúde do país.

Juliana Vicente, head do portfólio de Saúde da Informa Markets, integrou o seleto grupo de 50 líderes de alto nível do setor, composto por autoridades públicas, dirigentes hospitalares e representantes de instituições de referência do estado de São Paulo.

A participação em espaços, como o Conselho Aberto, reforça o papel institucional da Hospitalar no ecossistema da saúde.

“A Hospitalar tem como compromisso contribuir com o fortalecimento do sistema de saúde por meio do diálogo, da governança e da construção coletiva. Estar presente neste conselho, ao lado de lideranças públicas e privadas, amplia nossa capacidade de conectar agendas, antecipar desafios e apoiar decisões de impacto para o setor”, ressaltou.

Entre os presentes, estavam também José Luiz Gomes do Amaral, secretário executivo de saúde do Estado de São Paulo, Magali Proença, coordenadora dos serviços de saúde da Secretaria Estadual de Saúde, além de representantes do CEJAM e de hospitais e serviços de saúde de referência.

Durante o encontro estratégico, os participantes apresentaram pautas prioritárias para estabelecer uma agenda técnica comum que assegure a sustentabilidade da rede hospitalar diante dos marcos regulatórios e legislativos para o ano de 2026.

Anis Mitri, presidente da AHOSP | Foto: AHOSP/ Divulgação

“O Conselho Aberto foi concebido como um espaço de escuta qualificada, construção coletiva e antecipação de decisões estruturantes, reunindo lideranças não para assistir, mas para contribuir ativamente com pautas estratégicas”, afirma Anis Mitri, presidente da AHOSP.

Hospitalar 2026

Ao integrar um conselho formado por lideranças altamente qualificadas, a Hospitalar reafirmou posicionamento como uma plataforma estratégica permanente, que atua para além do evento, conectando agendas institucionais, promovendo governança e contribuindo para a evolução sustentável do sistema de saúde brasileiro.

Entre os dias 19 e 22 de maio, o São Paulo Expo será palco da 31ª edição da Hospitalar, que reúne os principais nomes e players do setor de saúde. Para garantir inovação e oferecer conteúdo atualizado e relevante, a direção da feira realizou, nos últimos dias, uma série de encontros institucionais estratégicos, fundamentais para a qualidade do evento.

Destaques do Conselho 2026

Como parte da programação, a AHOSP realizou o lançamento do programa AHOSP Mulher, uma iniciativa voltada ao fortalecimento da liderança feminina no setor da saúde.

O programa prevê ações de fomento, visibilidade e reconhecimento, incluindo a criação de três selos de certificação, em diferentes níveis, para instituições que promovem e incentivam a presença feminina em posições de liderança.

Esse também é um dos princípios cultivados pela Informa Markets, que tem como pilares a diversidade e a inclusão a fim de valorizar e promover a liderança feminina. A empresa reconhece a relevância de mulheres em posições de destaque e investe continuamente no desenvolvimento de talentos femininos, fomentando o protagonismo das mulheres no mercado.

“Investir no protagonismo feminino não é apenas uma questão de equidade, mas também de resultados: estudos mostram que equipes diversas tomam decisões mais assertivas e alcançam melhores desempenhos. É nosso dever, como líderes, criar ambientes que valorizem e impulsionem o talento das mulheres, garantindo que elas ocupem os espaços que merecem e contribuam para transformar o futuro da saúde”, destaca Juliana.

Outro anúncio importante foi sobre a criação da Rede Paulista de Qualidade Hospitalar, iniciativa busca aprimorar a qualidade e a sustentabilidade das instituições de saúde. Com esse propósito, a AHOSP disponibilizará projetos de certificação hospitalar gratuitos para as unidades associadas. As certificações serão realizadas por organizações renomadas, como a AACI. Além disso, será implementado também o Selo AHOSP Mulher, desenvolvido em parceria com o IBES.

Comunicação estratégica

A fim de fortalecer ainda mais o mercado de saúde, a AHOSP anunciou o lançamento de três cartas institucionais para articular as necessidades do setor de saúde promover impactos favoráveis no ambiente regulatório:

  • Carta de Compromisso com a População;
  • Carta de Compromisso com os Participantes do Conselho;
  • Carta Institucional direcionada às autoridades que disputarão cargos executivos e legislativos no próximo período eleitoral.