faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Metahospitalar recebe classificação ouro do Programa Better Stands na Hospitalar 2024

Article-Metahospitalar recebe classificação ouro do Programa Better Stands na Hospitalar 2024

metahospitalar-na-hospitalar-2024.png
Em meio ao desafio ambiental de resíduos no Brasil, a Metahospitalar se destaca ao receber o selo mais alto de sustentabilidade da feira Hospitalar, com um estande 100% reutilizável.

Sustentabilidade é a palavra-chave para todas as empresas que acompanham as tendências do mercado e reconhecem seu papel na sociedade e no meio ambiente. Essa questão, que se tornou imperativa em todos os setores, também é um assunto que vem tomando seu espaço no universo dos eventos.

Apesar do Brasil ser o quarto maior produtor de resíduos do mundo, de acordo com levantamento do World Wide Fund, e toneladas de resíduos serem gerados justamente pelo setor de serviços, há diversas empresas que já estão se movimentando para reduzir esse impacto ambiental. Um dos exemplos é o que fez a Metahospitalar na 29ª edição da Feira Hospitalar.

A empresa fabricante de móveis hospitalares foi uma das três únicas expositoras a receber o selo Ouro do programa Better Stands da Informa Markets na Hospitalar 2024, por apresentar um estande 100% reutilizável, desde a sua estrutura e mobília até o revestimento e itens decorativos.

De acordo com Edivaldo Junior, Gestor de Marketing da Metahospitalar, a decisão de criar um estande sustentável veio em 2017, muito antes da pandemia, com a meta de alinhar as práticas com os princípios de sustentabilidade e inovação da empresa. Este compromisso não apenas refletia a responsabilidade ambiental da Metahospitalar, mas também sua visão de futuro.

Como o estande foi projetado?

O estande foi projetado com base em três pilares principais: design modular, fabricação sustentável e economia. O design modular permitiu a reutilização e reconfiguração do estande em diferentes eventos, reduzindo a necessidade de novos materiais. A fabricação sustentável utilizou matéria-prima já existente na fábrica, otimizando o uso de tecnologias e mão de obra especializada. Além disso, a construção interna do estande resultou em uma economia significativa, tornando o investimento autossustentável após apenas três exposições.

Desafios para alcançar a sustentabilidade

Apesar do projeto ser benéfico em termos econômicos e sustentáveis, vários desafios surgiram no meio do caminho. “Criar algo de grandes proporções e complexidade exigiu um extenso processo de aprendizagem e adaptação. Nossa equipe teve que buscar novos conhecimentos e habilidades para garantir que o projeto fosse bem-sucedido. Além disso, tivemos que garantir que todas as práticas sustentáveis e as normas do manual do expositor fossem rigorosamente seguidas. Essa experiência ampliou significativamente nosso conhecimento e capacidades, permitindo que pudéssemos brilhar e alcançar nosso objetivo de inovação e sustentabilidade”, comenta Edivaldo.

A construção e operação do estande ensinaram à equipe da Metahospitalar a importância do planejamento minucioso e da adaptação rápida. Em 2023, a equipe aprendeu que alguns módulos precisavam ser substituídos devido ao peso excessivo. Além disso, houve uma evolução significativa da equipe, que aprimorou suas habilidades e conhecimentos.

Futuro ainda mais sustentável

A empresa planeja replicar esse modelo de estande em outros eventos, adaptando-o conforme necessário. Na MEDITECH 2024 em Bogotá, por exemplo, planejam um estande mais simples e sustentável, reforçando seu compromisso com a economia e a minimização de resíduos.

Ser sustentável é gratificante

Receber o selo Ouro na Feira Hospitalar 2024 foi uma conquista notável para a Metahospitalar. "Toda a equipe ficou extremamente feliz e sentiu um forte senso de dever cumprido", afirma Edivaldo Junior. Este reconhecimento valida o compromisso da empresa com a inovação e a sustentabilidade, destacando o esforço coletivo da equipe para alcançar esse objetivo.

Para outras empresas expositoras que desejam ter estandes que atendam os critérios do Better Stands, Edivaldo Junior aconselha: "Formem parcerias com organizações que compartilhem os mesmos objetivos de sustentabilidade e invistam em materiais sustentáveis. Planejem a longo prazo para maximizar o retorno sobre o investimento e reduzir o impacto ambiental”.

Conheça o programa Better Stands

O Better Stands é um programa global da Informa Markets, organizadora da Hospitalar, que tem o objetivo de zerar a geração de resíduos dos estandes dos expositores até 2030. Para isso, as empresas expositoras são incentivadas a abandonarem o uso de estandes descartáveis e priorizem a utilização das estruturas reutilizadas. 

Após a avaliação dos estandes, os expositores receberam um selo com um dos três níveis de progresso do Better Stands: Bronze, Prata e Ouro. A entrega dos selos aconteceu durante a Hospitalar 2024 e após o evento as empresas receberam um certificado digital que comprova essa conquista.

A participação no programa Better Stands traz benefícios a todo mercado de eventos, o principal deles é que a adoção de estruturas reutilizáveis reduzirá drasticamente a geração de resíduos e consequentemente o impacto ambiental dos eventos.

Para mais informações sobre o Better Stands, acesse o site do programa!