faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Hospital Universitário Cajuru, 100%SUS, recebe certificação nacional de qualidade

Crédito: Divulgação Hospital Universitário Cajuru.jpg
Acreditação ONA veio depois de rigoroso processo de inspeção para atestar padrões e requisitos de segurança do paciente e qualidade na assistência

O Hospital Universitário Cajuru, de Curitiba (PR), tornou-se o único hospital-escola e 100% SUS do Paraná com a certificação de qualidade da Organização Nacional de Acreditação (ONA) nível 1. O reconhecimento foi anunciado depois de um processo de inspeção que, além de avaliar os critérios de segurança, comprovou a excelência da instituição no cumprimento dos padrões de qualidade, gestão integrada e plena comunicação entre as atividades. Referência em transplante renal e suporte a vítimas de trauma, o hospital realiza em média 147 mil atendimentos por ano, entre internamentos, urgências e emergências, cirurgias e consultas ambulatoriais.

“Tudo que temos feito visa implementar uma governança robusta com sustentabilidade e evolução do serviço", declara o diretor-geral do Hospital Universitário Cajuru, Juliano Gasparetto. Segundo ele, a visita de avaliação é um momento histórico e coroa o trabalho de tantos profissionais envolvidos diariamente na prestação de uma assistência segura e acolhedora. “Todas as equipes de atendimento, apoio e manutenção trabalham juntas por um motivo maior: a saúde de quem mais precisa. E é essa sinergia que nos permite alcançar um nível de excelência no serviço e cuidado aos pacientes”, detalha.

De acordo com Péricles Cruz, superintendente técnico da ONA, a certificação de uma organização de saúde com a acreditação é um reconhecimento de que ela atende aos rigorosos padrões que a metodologia exige. “A acreditação do Hospital Universitário Cajuru é válida por dois anos e será acompanhada por nossos avaliadores por meio de visitas periódicas de manutenção. O processo de acreditação é de caráter voluntário e educativo, não configurando uma fiscalização. No decorrer da avaliação todas as áreas da instituição são visitadas e mais de 1,7 mil requisitos verificados antes da homologação da acreditação”, explica.

Próximos passos

Amadurecimento dos processos, capacitação dos profissionais e distinção nos serviços. Para Leonardo Barchik, coordenador de qualidade do Hospital Universitário Cajuru, a acreditação valida o trabalho da instituição e impulsiona para que a equipe siga focada na melhoria contínua. "Toda a instituição e seus profissionais passam a vivenciar uma nova cultura de qualidade e segurança do paciente, fortalecendo o nosso propósito de atendimento humanizado e de excelência. Agora, a dedicação de todos é fundamental para nos mantermos atualizados e com resultados satisfatórios", diz.

Para Juliano Gasparetto, a pandemia enfatizou a importância dos hospitais e trouxe luz para o trabalho desempenhado pelos profissionais da saúde. "Somos uma instituição filantrópica e 100% SUS, atuando com um déficit de cerca de R$ 2,5 milhões ao mês. Mas como hospital universitário, sabemos da importância de mantermos a nossa essência na qualidade do ensino, serviço e assistência. Isso traz vantagens para os residentes, colaboradores e, principalmente, para o paciente que será melhor assistido", reforça.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar