Em um cenário marcado por transformações tecnológicas, desafios de sustentabilidade e uma crescente demanda por lideranças mais humanas e preparadas, o Colégio Brasileiro de Executivos em Saúde (Cbexs) anuncia uma nova etapa sob a liderança de Nathália Nunes, executiva com trajetória voltada à articulação de lideranças e fortalecimento de ecossistemas colaborativos. 

Com formação executiva pela Harvard T.H. Chan School of Public Health, a executiva está em fase de conclusão do mestrado em intervenções digitais aplicadas à oncologia na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Com uma trajetória marcada pela atuação estratégica em saúde digital, inovação e produtos B2B, a executiva acumula experiência tanto no mercado nacional quanto internacional. Atuou como professora no Instituto Butantan e liderou áreas de expansão, produto e consultoria.

O mundo dá voltas, a Nathália já esteve do lado de cá, nos bastidores do Saúde Business. Foi editora-chefe do portal e gerenciou a parte de conteúdo e produto na Hospitalar, no HIS e no Saúde Business Fórum.   

Nova gestão traz novos desafios  

Com o compromisso de consolidar o Cbexs como centro de excelência na formação de executivos da saúde, Nathália chega com uma agenda clara: reforçar o papel do colégio como espaço de curadoria de diálogos estratégicos, desenvolvimento de competências técnicas e humanas, e incentivo à construção coletiva de soluções para os grandes dilemas da saúde brasileira. 

“Assumir a liderança do Cbexs representa uma grande honra e responsabilidade. O convite me motivou pela possibilidade de atuar diretamente no fortalecimento das lideranças da saúde, em um momento em que o setor exige respostas corajosas, colaborativas e orientadas por propósito”, afirma. 

Consolidação, expansão e conexão com o setor 

Para este ano, a CEO anuncia uma estratégia baseada na consolidação de conquistas recentes e na expansão da presença institucional do Cbexs. Isso inclui o fortalecimento da comunidade Alumni, que reúne ex-alunos do Cbexs Futuro e associados ativos do Cbexs, de novas parcerias com universidades e instituições do setor, e maior incentivo à diversidade regional na formação de executivos. 

“Vamos reforçar nosso papel como curadores e catalisadores de diálogos estratégicos, com jornadas de formação cada vez mais conectadas aos desafios reais do sistema de saúde. Nossa expectativa é ampliar o alcance do Cbexs como espaço de construção coletiva de soluções para o setor”, explica Nathália. 

Do técnico ao humano: um novo olhar sobre a formação de executivos 

Um dos pilares da nova gestão será o aprofundamento na formação integral de lideranças. Para Nathália, a formação técnica precisa caminhar lado a lado com o desenvolvimento de competências humanas e executivas. Nesse sentido, a executiva reforça que o Cbexs pretende investir em novos formatos híbridos de capacitação, mentorias, projetos temáticos e na aproximação com o ecossistema de inovação – incluindo startups e hubs de tecnologia. 

“Queremos ser referência não só na formação técnica, mas também no desenvolvimento de competências como empatia, senso crítico, visão sistêmica e liderança ética. A ideia é criar uma rede viva, com trocas constantes e alto potencial de impacto.” 

O papel do executivo da saúde: ética, eficiência e impacto positivo 

Diante de um setor que enfrenta crises orçamentárias, mudanças regulatórias e expectativas crescentes por parte dos pacientes, Nathália defende que o executivo da saúde precisa atuar como agente de transformação. 

“Sustentabilidade se constrói com visão de longo prazo, compromisso com o acesso, inovação responsável e construção de valor para pacientes e sociedade. Cabe às lideranças promover uma cultura que una eficiência, ética e impacto positivo.” 

Lideranças para um setor digital e centrado no paciente 

A executiva destaca que a revolução digital em curso na saúde exige dos líderes uma postura de aprendizado contínuo, adaptabilidade e abertura à inovação. 

“A tecnologia muda rápido, mas o que permanece é a necessidade de senso crítico, empatia e visão sistêmica. O Cbexs tem o papel de oferecer ferramentas e experiências que ajudem os líderes a navegar por essas transformações com segurança, curiosidade e responsabilidade.” 

Além da capacitação técnica, o Cbexs se compromete a oferecer experiências que promovam protagonismo e inovação com propósito, preparando os executivos para atuarem com autenticidade e visão de futuro. 

“Queremos que os líderes que passam pelo Cbexs encontrem ali um espaço de inspiração, de fortalecimento de repertório e de construção conjunta de caminhos viáveis para transformar suas organizações e o sistema como um todo.” 

Uma liderança voltada ao legado e à continuidade 

Embora sua gestão não tenha um prazo fixado, Nathália Nunes deixa claro que seu objetivo é construir um legado de continuidade, relevância e presença ativa nos grandes debates sobre o presente e o futuro da saúde no Brasil. 

“Liderar com propósito é entender que cada decisão tem um impacto direto na vida de alguém. É preciso coragem para questionar o status quo, disposição para aprender e humildade para construir com o outro. O sistema precisa de mais líderes que mobilizem mudanças. E o Cbexs está aqui para apoiar cada um nessa jornada.” 

A executiva anseia que o Cbexs seja lembrado como um catalisador de soluções para uma saúde mais eficiente, ética e inclusiva. Um espaço vivo de excelência, conexão e inspiração para as lideranças do presente e do futuro.