fortalecimento da cultura de integridade no setor da saúde ganha novo impulso com a implementação do Programa de Avaliação do Nível de Maturidade de Sistemas de Integridade – QualIES, desenvolvido pelo Instituto Ética Saúde (IES).
A iniciativa, que vem sendo adotada por empresas associadas, se consolida como um instrumento de autorregulação e reconhecimento público das organizações comprometidas com ética, transparência e responsabilidade social.
O QualIES avalia em que estágio de maturidade se encontra o Sistema de Gestão de Compliance de cada instituição, oferecendo um diagnóstico detalhado que também serve de base para aprimoramentos internos.
“O propósito do programa é validar, por meio de uma auditoria externa, o nível de maturidade e a efetividade dos sistemas de integridade, servindo como uma chancela de credibilidade junto a parceiros, clientes e à sociedade. Ele fortalece o engajamento das empresas de saúde no processo do diálogo ético e de responsabilidade social”, afirma Filipe Venturini Signorelli, diretor executivo do IES.
O programa representa mais que um selo de conformidade segundo Signorelli.
“O QualIES é um sinal de compromisso público com a integridade, um diferencial competitivo que demonstra maturidade e responsabilidade social. Não estamos falando de preço, estamos falando de valor. Esse certificado agrega muito para as empresas e para suas relações negociais. Cada nova certificação representa um avanço rumo a um setor da saúde mais ético, transparente e sustentável”, conclui.