faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Como exercer a liderança?

Valdez Monterazo.jpg

Antes de responder a essa pergunta, preciso abrir e responder outro questionamento: quando se é líder? A resposta é extremamente simples e direta: somos líderes quando temos seguidores. É similar a paternidade, se é pai quando se nasce o filho. Dito isto, é totalmente possível renegar a posição de pai, a de líder, ou até mesmo exercê-la de maneira medíocre. Ou seja, ser líder não significa o mesmo de exercer a liderança.

Você já se frustrou ao ser subordinado a um líder despreparado? Se você respondeu sim, você não é o único.  A maioria dos líderes empresariais simplesmente não estão preparados para exercer a liderança. Como disse Napoleão Bonaparte, “um líder é um vendedor de esperança”.

Já ouviu aquele ditado popular: líder nasce pronto, ou você é ou não é. O ditado não poderia estar mais incorreto.  A verdade é que a liderança precisa ser ativamente desenvolvida, e evocada, em cada indivíduo. Isso significa que precisamos estudar e praticar a competência da liderança para exercê-la com maestria.

Dito isso, agora sim, vou responder a pergunta inicial:  como exercer a liderança? Uma visão pessoal é a de que a liderança é plenamente exercida quando o líder consegue cultivar e desenvolver três elementos:

1. Uma causa

Grandes líderes atraem liderados para junto de si, pois apontam para uma direção definida, seja isso um ideal a ser alcançado, um problema a ser resolvido, um inimigo em comum, ou seja, uma causa com a qual as pessoas se identificam.

Pense em ícones como Martim Luther King e Nelson Mandela. Perceba que ambos tinham uma causa nobre por detrás do movimento que lideraram e do impacto que causaram.

2. Uma personalidade atrativa

Diferente do que muitos podem imaginar, uma personalidade atrativa, no longo prazo, está inteiramente ligada a valores e forças de caráter.

Quando um líder vive por valores nobres, como liberdade, integridade, prosperidade etc., ele desenvolve uma personalidade brilhante e atraente.

3. Desenvolve liderados

Mais do que tudo, principalmente falando em líderes corporativos, desenvolver os liderados em termos de competências técnicas e comportamentais é um fator crucial.

E você? Se permita refletir: quais dos elementos precisa desenvolver em si mesmo para exercer plenamente o papel de líder?

Identificar pontos de melhoria em nossa própria competência é importantíssimo para que possamos promover mudanças significativas à nossa evolução.

O reflexo de uma liderança conduzida com maestria é claro é evidente:

- maior lucratividade por menores custos de contratação e demissão de colaboradores;

- retenção de talentos na empresa;

- vidas transformadas, pois o líder é um espelho de caráter;

Desenvolver a competência da liderança em empresários e executivos faz parte do trabalho feito em parceria com um coach executivo.

Líderes excelentes são capazes de mudar toda a trajetória de uma empresa, ou até mesmo de uma nação.

Espero que diante de tudo isso, você tenha se inspirado a se tornar um líder cada vez melhor e mais habilidoso, para que com isso, além de tracionar sua empresa ou carreira, você possa trazer esperança para as trajetórias de seus seguidores.

Sobre o autor

Valdez Monterazo é associado sênior na Sociedade Brasileira de Coaching, especializado em negócios, liderança e psicologia positiva. Tem cases de sucesso e promove resultados em diversos segmentos de pequenas e médias empresas.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar