faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Hospital Angelina Caron investe na autonomia da equipe de enfermagem para aumentar eficiência

Article-Hospital Angelina Caron investe na autonomia da equipe de enfermagem para aumentar eficiência

Hospital-Angelina-Caron.png
Plataforma Care Planning ajuda profissionais de enfermagem a acessarem informações detalhadas do paciente e suas condições médicas para criar um plano de tratamento personalizado.

Com mais de 960 colaboradores em sua equipe de enfermagem, o Hospital Angelina Caron, localizado em Campina Grande do Sul (PR), investe na autonomia dos profissionais para aumentar a eficiência e o nível de atendimento aos pacientes. Com maior responsabilidade e poder de decisão, a equipe se destaca na realização de procedimentos, que são significativos e condizentes com o porte da instituição. Anualmente, o setor de enfermagem realiza 78 mil curativos, mais de 37 mil banhos no leito e colabora em cerca de 30 mil sessões de hemodiálise, 425 mil esterilizações de materiais e 21 mil cirurgias. 

Esse desempenho é resultado de uma mudança no modelo e na cultura da enfermagem, onde a autonomia é uma das metas, segundo Eliana Fugitani, gerente de enfermagem do HAC. Enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem utilizam uma ferramenta que combina o histórico clínico, diretrizes baseadas em evidências científicas e avaliações padronizadas em um único plano de cuidado centralizado. 

Utilização da plataforma Care Planning

Para posicionar a equipe de enfermagem como protagonista no cuidado à saúde dos pacientes, o HAC investiu na plataforma Care Planning. Essa ferramenta permite que os profissionais acessem diretamente conteúdos atualizados e embasados em evidências, integrando as melhores práticas de atendimento, informações detalhadas do histórico do paciente e suas condições médicas atuais para criar um plano de tratamento personalizado. 

“O Care Planning facilita a troca de informações entre todos os profissionais envolvidos no cuidado ao paciente, auxiliando no tratamento e nas intervenções escolhidas, o que resulta em melhores desfechos clínicos”, ressalta Fugitani. Ela também explica que a ferramenta destaca os pontos educacionais necessários para que, no momento da alta, paciente e familiares estejam preparados para as necessidades que poderão enfrentar em casa. 

Treinamento e capacitação contínuos 

Todas as funcionalidades do programa são integradas ao sistema de gestão do próprio hospital, garantindo qualidade no atendimento, segurança do paciente e a integração de todas as áreas envolvidas, informando sobre a evolução diária ou por turno do quadro do paciente. O Care Planning é utilizado por renomadas instituições de saúde internacionais. No Brasil, o HAC é o único hospital da região Sul a utilizar esse sistema. 

“Todo esse processo exige muita sensibilização e capacitação. O profissional precisa estar munido de conhecimento, e é isso que estamos fornecendo por meio de treinamentos e ferramentas de suporte ao processo de enfermagem, além de capacitações voltadas para as lideranças”, afirma a especialista. Anualmente, o setor realiza mais de 24 mil treinamentos. 

Para a especialista, um colaborador com autonomia exerce sua função de maneira mais eficiente e se sente responsável pelo cuidado ao paciente. “O profissional de enfermagem precisa ter conhecimento e se envolver nas condutas e intervenções realizadas por outros especialistas. Esses são os profissionais que estão em contato direto com o paciente durante 24 horas, o que lhes proporciona informações relevantes e determinantes para as condutas a serem adotadas com os pacientes”, complementa.