faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Hospital Brasil, Hospital Bartira e Nobre Saúde selam parceria para linha de cuidado de pacientes com AVC

Divulgação/Créditos: Nobre Saúde/Cadu Proieti Hospital Brasil, Hospital Bartira e Nobre Saúde.png
Lançamento da linha de cuidado ocorreu nesta sexta-feira (16/8), no Bairro Jardim

O Hospital Brasil, o Hospital Bartira e a Nobre Saúde lançaram nesta sexta-feira inédita parceria para tratamento especializado a pacientes de AVC (Acidente Vascular Cerebral). A apresentação do projeto ocorreu no Quintal Del Carmem, na Rua das Paineiras, 243, no bairro Jardim, em Santo André.

O evento contou com a presença de diretores das instituições organizadoras do programa, representantes de saúde das principais indústrias da região, como GM, Volkswagen, Mercedes-Benz, Scania e Via Varejo; e de convênios, como SulAmérica; profissionais da medicina, personalidades do Grande ABC e imprensa.

Neste novo projeto, o atendimento e, posteriormente, o tratamento serão proporcionados a todos os pacientes de AVC que derem entrada tanto no Hospital Brasil quanto no Hospital Bartira, ambos na cidade de Santo André.

“A finalidade do programa é chegar ao ponto, ao resultado, de que o paciente com AVC tenha a menor sequela possível. O paciente que chegar com AVC rapidamente será atendido e identificado o problema por equipe especialista para que tenha a menor sequela possível. Caso exista, ele passará por um programa completo de reabilitação multidisciplinar em que o objetivo é que ele retorne para casa com a maior autonomia possível”, informa Eduardo Santana, fundador e diretor da Nobre Saúde.

O diretor médico do Hospital Brasil, Dr. Geraldo Chaves de Alcântara Júnior, explica que esta linha de cuidado se inicia com o atendimento do paciente, com suspeita ou diagnóstico de AVC, na emergência do Hospital Brasil, com seu cuidado e tratamento na fase aguda da doença, passando, na transição de cuidados, para a fase de reabilitação do paciente na Nobre Saúde antes de evoluir para alta e o seguimento ambulatorial.

“Esta linha de cuidado que estas duas grandes instituições de saúde, referências no cuidado à saúde na região do Grande ABC, acabam de criar é o padrão ouro do cuidado com o paciente acometido por um AVC, e é um projeto inédito em nossa região”, comemora Dr. Geraldo Chaves de Alcântara Júnior.

Já Ricardo Salvodelli, médico fisiatra da Nobre Saúde, enaltece o projeto e ressalta o avanço nos cuidados aos pacientes pós-AVC. “Consolida aqui na nossa região do ABC uma série de esforços e eventos coordenados e articulados entre diversos profissionais, desde a chegada do paciente ao hospital até seu retorno para casa, que vão maximizar as chances desta pessoa ter a menor sequela possível e atingir o máximo do seu potencial para retomar as suas atividades do dia a dia e a sua qualidade de vida. Pouquíssimos lugares do Brasil possuem esse tipo de integração de cuidados e é um prazer poder participar da implementação do projeto na nossa região.”

De acordo com o diretor médico do Hospital Bartira, Hyun Seung Yoon, a formalização da parceria e, em decorrência, a criação do programa de enfrentamento ao AVC, com intuito de diminuir ao máximo os prejuízos à saúde causados pelas sequelas da enfermidade, serão o divisor de águas para a qualidade e efetividade no tratamento desse mal.

“A implementação de uma linha de cuidados integral para os pacientes que sofrem um AVC, englobando desde o atendimento hospitalar inicial até a reabilitação física neuromotora e psicológica, reduz o risco de sequelas e limitações permanentes e maximiza a possibilidade de reintegração à vida normal”, projeta Hyun Seung Yoon.

Coordenador da Neurologia dos Hospitais Brasil e Bartira, Eduardo Gregorin Carabetta ressalta a mudança de cenário e a evolução dos recursos para tratamento eficaz ao AVC, enfermidade médica que, no Brasil, está entre as principais causas de morte ou incapacidade com sequelas permanentes. Mas mesmo com a progressão, o profissional avalia que para chegar a resultados satisfatórios no tratamento ao AVC são necessários rapidez, organização e capacitação dos cuidados prestados ao paciente, adjetivos intimamente ligados a esta nova parceria.

“Muitas vezes conseguimos reverter ou reabilitar totalmente as sequelas dos pacientes. Nosso projeto de organização de um centro de excelência no tratamento do AVC no Hospital Brasil começou há cerca de dois anos, e agora dá mais um passo adiante com a concretização de uma linha completa de tratamento, englobando tanto o tratamento de urgência/hospitalar, quanto a padronização de um programa de reabilitação especializado e seguimento com especialistas”, encerra Eduardo Gregorin.

NOBRE SAÚDE

Confortar, aliviar o sofrimento, reabilitar, acolher e colaborar com a* sustentabilidade do sistema de saúde no Brasil são premissas da Nobre Saúde, criada com o propósito de melhorar e ressignificar a vida das pessoas. Oferece cuidado integral e humanizado aos seus pacientes, com a visão de que ele e seu familiar apresentam condição e história únicas, que devem ser respeitadas e trabalhadas para que, juntos, possam definir o objetivo e resultado comuns.

O paciente da Nobre Saúde pode se encaixar em três linhas de Cuidado: Reabilitação - Transição de Cuidados, Cuidados Paliativos – Hospice, e Cuidados Prolongados. Toda a assistência é formada por uma completa equipe Multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudiólogos, farmacêuticos, psicólogos, serviço social e musicoterapeutas.

É a primeira unidade de Transição de Cuidados do Brasil a receber Acreditação Internacional de Qualidade – QMentum International. Isso faz com que todos os processos assistenciais sejam frequentemente avaliados por auditoria externa, cujo objetivo é alcançar a excelência no cuidado e comparar com as melhores práticas mundiais desse setor.

A Nobre Saúde oferece ao paciente estrutura de alto padrão, pensada para que tenha finalidade de tanto o paciente quanto o familiar sentirem o aconchego e carinho de casa, mesmo estando em ambiente bem próximo ao hospitalar. É uma das maiores unidades do ramo de reabilitação e cuidados paliativos no Brasil. Disponibiliza ao paciente estrutura com fisioterapia, salas de atendimento, coleta laboratorial beira leito; solário, espaço gourmet, cozinha própria, espaço de descompressão, farmácia, sala de reunião, sistema de câmera de videovigilância, rede de gases (oxigênio e ar comprimido), centro de pesquisa e ensino e estacionamento no local e com manobrista.

Texto: Francisco Lacerda

TAG: Mercado
Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar