faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Hospital Santa Lúcia vira polo tecnológico na saúde

Crédito: Divulgação grupo santa.jpg
Grupo conta com 3 sistemas da DaVinci e é o único do Brasil a possuir 4 robôs cirúrgicos de última geração em um mesmo ambiente hospitalar

O Grupo Santa tem se consolidado como uma referência em cirurgia robótica no Centro-Oeste. Contanto com três sistemas da Vinci e com quatro robôs no mesmo centro médico, o grupo criou o Centro de Cirurgia Robótica, que visa novos investimentos em tecnologias cirúrgicas em diferentes especialidades como Urologia, Ginecologia, Aparelho Digestivo, Torácica, Ortopedia e Neurocirurgia.

DivulgaçãoGrupo Santa - Divulgação [1]_pequena.jpg

Além disso, o Grupo Santa agora conta com o novo Centro de Formação em Cirurgia Robótica para capacitar novos cirurgiões de todo o país a atuarem em ambiente de cirurgia robótica. O centro dispõe de programa de treinamento estruturado e segue as diretrizes reconhecidas pelas principais Sociedades de Especialidades Cirúrgicas.

"Nosso objetivo é oferecer aos pacientes os benefícios do melhor e mais moderno tratamento cirúrgico, além de formar novos profissionais em cirurgia robótica que irão utilizar os equipamentos com a máxima competência e segurança", conta o médico cirurgião do aparelho digestivo e coordenador do Centro de Cirurgia Robótica do Grupo Santa, Dr. Victor Figueiredo.

 

1.200 CIRURGIAS:

O Grupo Santa ultrapassou em dezembro a marca de mais de 1.200 pacientes operados com a plataforma cirúrgica DaVinci Xi, considerado o mais avançado do mundo para realização de cirurgias de alta complexidade.

As cirurgias robóticas foram iniciadas na unidade Santa Lúcia Norte, em junho de 2019, e hoje, o Grupo Santa detém o maior volume de cirurgias robóticas de todo o Centro-Oeste.

Apenas em 2022, o Grupo Santa já realizou mais de 600 cirurgias. Em outubro desse ano, o Hospital Santa Lúcia Sul realizou mais de cem cirurgias robóticas em menos de três meses, após a inauguração do seu sistema robótico. Esta marca costuma ser atingida, em média, cerca de 9 a 12 meses de funcionamento.  

“Os investimentos e a utilização de plataformas robóticas em cirurgias são extremamente importantes, pois a cirurgia robótica é uma evolução da cirurgia minimamente invasiva, ou seja, é uma evolução da videolaparoscopia convencional e trás inúmeros benefícios ao paciente”, explica o médico cirurgião do aparelho digestivo e coordenador do Centro Robótico do Grupo Santa, Dr. Victor Figueiredo.

O Grupo Santa é formado por dez instituições, sendo oito hospitais e dois centros radiológicos.

 

Os robôs que operam no Hospital Santa Lúcia:

2 Sistemas DaVinci Xi (Intuitive/Strattner): Considerado o mais avançado do mundo para realização de cirurgias de alta complexidade, o equipamento atende diversas especialidades, realizando cirurgias abdominais, pélvicas, torácicas, de cabeça e pescoço e outros. Equipado com um aparelho de ultrassonografia robótica Bk Medical 5000, a máquina é a única em todo o Centro-Oeste.

Divulgaçãoda vinci_peq.png

Sistema de Navegação Vely’s Robotic Assisted Surgical Tecnology: Desenvolvido pela multinacional americana Johnson & Johnson, o equipamento oferece mais eficiência, precisão e acurácia na realização de cirurgias de artroplastia do quadril, reduzindo cerca de 33% o tempo da cirurgia e de 38% na dose de radiação, em comparação com outros métodos tradicionais.

J&J_Peq.jpg


ROSA Robotic Knee System: Desenvolvido pela Zimmer Biomet, o sistema cirúrgico assistido pelo robô ROSA foi projetado para ajudar os cirurgiões na realização da cirurgia de substituição total do joelho, com recursos para auxiliar nas ressecções ósseas, bem como avaliar o estado dos tecidos moles para facilitar o posicionamento do implante no período intraoperatório.

Divulgaçãorosa_peq.jpg

 

Braço Robótico Cirq Robotics: Único no Brasil, o sistema completo da Brainlab utiliza a precisão de um braço robótico para auxiliar a equipe médica do hospital durante realizações de cirurgias de coluna e de neurocirurgias. "Esse tipo de tecnologia é muito nova no mundo. Até nos Estados Unidos há centros de referência que ainda não a utilizam", conta o médico ortopedista e cirurgião do Hospital Santa Lúcia, Dr. Rodrigo Lima.

Divulgaçãobraco_ciq_peq.jpg

 

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar