Com o objetivo de oferecer saúde de ponta aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), a Santa Casa BH reinaugurou, no mês de novembro, a ala A da internação pediátrica do Hospital de Alta Complexidade 100% SUS.
O evento de apresentação contou com a presença do provedor da instituição, Roberto Otto Augusto de Lima, além de conselheiros, diretores, colaboradores e autoridades, como o secretário municipal de Saúde de Belo Horizonte, Danilo Matias. Também participaram os parlamentares Mauro Biondini (representando o deputado federal Eros Biondini), a deputada estadual Chiara Biondini e o vereador Cláudio do Mundo Novo – todos reconhecidos como “Guardiões da Pediatria” pela destinação de emendas que viabilizaram a reforma. O Ministério Público do Trabalho também apoiou o projeto como patrocinador.
Estrutura reformada
A obra, concluída em seis meses, ampliou e modernizou a ala A, que agora conta com 44 leitos distribuídos entre camas, berços e unidades de isolamento. A nova configuração inclui ainda duas salas de procedimentos, dois postos de enfermagem, uma brinquedoteca e um refeitório para acompanhantes, que também poderá ser utilizado pelas crianças. Uma das enfermarias recebeu estrutura reversível para isolamento, destacando o compromisso com segurança e adaptabilidade.
“Graças ao apoio dos nossos parceiros, entregamos um espaço que fará toda a diferença na assistência pediátrica, tornando a jornada dos pequenos pacientes mais leve e contribuindo para o processo de cura”, celebrou Roberto Otto, provedor da Santa Casa BH.
Humanização e sustentabilidade como pilares
Camila Costa, gerente do Instituto Materno Infantil da instituição, destacou que a transformação não se limita à aparência: “Aplicamos um conceito inovador de atendimento, com infraestrutura que otimiza a gestão e promove um ambiente acolhedor, humanizado, seguro e sustentável para crianças, famílias e colaboradores”.
A nova ala atende rigorosamente às normas regulatórias, incluindo acessibilidade. “As portas das enfermarias foram ampliadas para facilitar a movimentação de camas e berços. Além disso, a ala foi adaptada para receber pacientes e acompanhantes cadeirantes ou com deficiências motoras”, explicou Camila.
Em março deste ano, a instituição já havia reinaugurado a ala B, seguindo os mesmos padrões de qualidade. O andar pediátrico do hospital possui quatro alas, reforçando o compromisso da Santa Casa BH com a excelência no cuidado infantil.
Unidade já em funcionamento
O evento de inauguração foi encerrado com o descerramento da placa comemorativa, seguido por uma visita às novas instalações, que já estão recebendo pacientes. A obra simboliza mais um passo na missão de proporcionar um atendimento diferenciado e humanizado no SUS.