faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

BP, Boston Scientific e GTPlan implantam projeto pioneiro para melhorar eficiência na gestão de estoque de dispositivos implantáveis

Divulgação bp e boston.jpg
Iniciativa marca movimento de empresas para contribuir de forma concreta para a sustentabilidade da cadeia de saúde

Melhorar a eficiência na gestão da saúde está na lista de prioridades dos principais executivos do setor no País. A transformação digital e a incorporação de inovação nas mais diversas etapas do ciclo produtivo trouxeram um extraordinário benefício à Medicina, sobretudo na precisão de diagnósticos e cirurgias. Mas como incorporar inovação para melhorar processos e ainda por cima contribuir para uma melhor sustentabilidade dos negócios?

O desafio foi aceito por um trio de empresas que tem a inovação no DNA: a BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, um dos principais hubs de saúde do País; a Boston Scientific, líder global em tecnologia médica; e a GTPlan, empresa de tecnologia voltada ao segmento de supply chain. Juntas, as empresas investiram em uma iniciativa pioneira no segmento de Saúde que, a partir do uso de uma solução de vendor managed inventory (VMI), prevê a colaboração no gerenciamento em tempo real do estoque em consignação de órteses, próteses e materiais especiais (OPME).

“Uma das principais finalidades é melhorar a gestão desses itens, garantindo os insumos necessários para cada atendimento dentro da instituição. Estamos contentes com esse projeto criativo e inovador e queremos sempre dialogar com parceiros que nos ajudem a pensar em soluções inteligentes para questões importantes do nosso dia a dia”, afirma Denise Santos, CEO da BP.

Divulgaçãobp e boston (1).jpg

Do total de OPME cadastrados na BP, cerca de 20% (5 mil) estão na categoria de consignados. E uma vez que a reposição desse tipo de material ocorre somente depois dos respectivos ciclos de faturamento (da fabricante contra a BP e da BP contra a fonte pagadora), o estoque de materiais consignados tem que ser bem maior do que a demanda de consumo mensal.

Batizado de Projeto Turing, o principal objetivo dessa iniciativa é melhorar o ciclo de abastecimento desses itens, garantindo que os produtos necessários para os procedimentos cirúrgicos realizados na BP estejam sempre disponíveis, sem que para isso haja necessidade de grandes volumes de estoque. “Queremos dar aos pacientes cada vez mais acesso aos nossos produtos. Temos que garantir que os médicos tenham nossa tecnologia, a toda e qualquer hora que precisarem, para que possam salvar e transformar vidas. Esse projeto evita desperdícios, o eventual descarte de materiais não utilizados que se aproximam do prazo de validade, e permite a otimização do estoque em campo, trazendo ganhos para toda a cadeia envolvida”, explica Eduardo Verges, presidente da Boston Scientific do Brasil.

Por meio de uma integração de sistemas com base em VMI, uma série de alertas automáticos são disparados cada vez que um material é usado e com isso a reposição passa a ser quase imediata (cerca de 24 horas), sem a necessidade de uma intervenção manual e de um grande volume de estoque.

“Nós temos auxiliado empresas de diversos segmentos a fazerem uma melhor gestão de ativos, mas é a primeira vez que um projeto desse tipo é aplicado para a gestão de OPME consignados. Esse é um exemplo de excelência em gestão só possível de ser implantado com a união de esforços de instituições como a BP e a Boston Scientific, que têm o olhar voltado para a inovação no setor de Saúde”, afirma Thiago Fialho, CEO da GTPlan.

Expansão

DivulgaçãoProjeto Turing_BP e BD 2.jpg

As tratativas iniciais para colocar de pé o projeto Turing tiveram início em 2020. A Boston Scientific encontrou na BP uma das instituições com os melhores processos e ferramentas de gestão de estoque de consignados e entendeu que a instituição tinha o nível de maturidade de gestão necessários para avançar em eficiência e velocidade. “Escolhemos a BP para ser a primeira parceria dessa iniciativa, pois ela apresentou evidências de gestão e muita experiência para torná-lo possível. Este certamente não é um projeto pontual, mas o começo de uma história muito maior, que vai levar inteligência e inovação para outros níveis de gestão, contribuindo para a sustentabilidade de todo o setor de Saúde”, diz Luis Roberto Cunha, diretor de Supply Chain Latam da Boston Scientific.

Como o projeto é totalmente escalável a outros clientes, a Boston Scientific já estuda expandir o Projeto Turing para outras regiões do Brasil e também para outros países na América Latina onde a empresa atua.

Para a BP o projeto também representa a oportunidade de envolver outros parceiros nesse modelo de gestão de estoque, já que muitos outros fornecedores integram a cadeia de suprimentos da instituição. “O controle e a total visibilidade dos materiais em estoque, bem como a reposição no tempo adequado, são vitais para garantirmos nossa operação e, por isso, já trabalhamos com a possibilidade de expandir esse projeto para outros tipos de materiais e outros parceiros”, conclui Ana Paula Melo, gerente-executiva de Farmácia e Logística da BP.

Sobre a BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo

Reconhecida pela revista Newsweek como uma das melhores instituições de saúde do mundo, a BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo é um hub de saúde privado que compõe o grupo de 6 instituições de excelência brasileiras reconhecidas pelo Ministério da Saúde e integra o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), realizando projetos de educação, pesquisa, avaliação de tecnologias, gestão e de assistência especializada voltados ao fortalecimento e à qualificação do SUS em todo o País. São mais de 7.000 colaboradores e 4.000 médicos atuando em 3 endereços na cidade de São Paulo, nos bairros de Bela Vista (2 unidades) e Jardim América.

Os serviços da BP são oferecidos por meio de 4 marcas de serviços hospitalares com foco em alta complexidade e que atendem diferentes segmentos de clientes, e 3 marcas que contemplam serviços de medicina diagnóstica, consultas médicas e atendimentos ambulatoriais e educação e pesquisa. São elas: Hospital BP, referência em casos de alta complexidade, pronto-socorro geral e corpo clínico especializado para clientes de planos de saúde e particulares; pelo BP Mirante, hospital que oferece um corpo clínico renomado, pronto atendimento privativo, hotelaria personalizada e cuidado intimista para clientes particulares e de planos de saúde premium; pelo BP Essencial, hospital que tem foco na qualidade assistencial e oferece acomodações compartilhadas para clientes de planos de saúde básicos e particulares; pelo BP Hospital Filantrópico, que oferece cuidado humanizado e eficaz para clientes regulados pelo Sistema Único de Saúde (SUS); pela BP Medicina Diagnóstica, um completo e atualizado centro de diagnósticos e de terapias, que oferece exames laboratoriais, de imagem, métodos gráficos e de todas as outras especialidades diagnósticas; pelo BP Vital, uma rede de clínicas de diversas especialidades médicas integrada aos demais serviços da BP para cuidar da saúde dos clientes e estimular conversas preventivas sobre a saúde; e pela BP Educação e Pesquisa, tradicional formadora de profissionais de saúde que capacita profissionais por meio de cursos técnicos e de pós-graduação, residência médica, eventos científicos e é responsável por gerenciar mais de 100 estudos e pesquisas na área da saúde com o intuito de contribuir para a evolução da Medicina no País.

Sobre a Boston Scientific

Líder global em tecnologia médica, a Boston Scientific transforma vidas por meio de soluções médicas inovadoras que melhoram a saúde dos pacientes ao redor do mundo e reduzem o impacto financeiro de todo o sistema de saúde. Oferecemos uma enorme gama de soluções de alta performance em seis especialidades médicas: Neuromodulação, Cardiologia Intervencionista, Urologia e Saúde Pélvica, Intervenção Periférica, Controle do Ritmo Cardíaco e Endoscopia.

Presente em 120 países e contando com mais de 36 mil colaboradoras ao redor do mundo, estimulamos a inclusão e diversidade, que geram criatividade e o conhecimento necessário para transformar novas ideias em soluções de impacto, que criem valor para nossos pacientes, clientes e colaboradores.

Sobre a GTPlan

A GTPLAN é uma empresa de tecnologia especializada em agregar soluções automatizadas que promovem a transformação digital embasadas nas melhores práticas do Supply Chain 4.0.

Suas ferramentas na nuvem viabilizam a colaboração, sincronização e velocidade na troca de informações e produtos entre todos os elos da cadeia de abastecimento.

Com mais de 12 anos no mercado, atuando em todo o continente americano, possui mais de 500 clientes em diversos segmentos, tendo desenvolvido uma linha de negócio especializada para o setor da Saúde, propiciando para muitos hospitais a automatização dos processos de compras, planejamento e logística, além do acesso a amplo a um marketplace de fornecedores.

Os módulos da solução são embasados em algoritmos sofisticados de planejamento de demanda e balanceamento dos estoques, que melhoram a disponibilidade de produtos e a redução de compras de emergência, além da redução dos custos operacionais e desperdícios.

TAG: Archive
Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar