Estudos epidemiológicos apontam para uma prevalência que de 1 e 2 % da população mundial sofre de TOC. No Brasil, são quatro milhões de portadores. E de acordo com a Organização de Saúde, o TOC está entre as dez maiores causas de incapacitação.
A distribuição do TOC varia de acordo com a faixa etária e sexo, pois há dois picos distintos: um na infância, com predomínio do sexo masculino; e outro na adolescência, com incidência maior no sexo feminino. Isso iguala a prevalência na idade adulta.
No próximo dia 17 de agosto (terça-feira), a partir das 20 horas, o psiquiatra do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e médico psiquiatra pesquisador do PROTOC – Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP, Dr. Fernando Sauerbronn Gouveia, apresentará o tema para profissionais de saúde. Durante o evento, o médico falará sobre sintomas, reconhecimento e formas de controle, focando sempre nas últimas pesquisas e avanços.
Geralmente, os sintomas podem ser identificados pelo que popularmente se chamam de “manias”, que são comportamentos repetitivos como mania excessiva por limpeza, lava as mãos constantemente, verifica se a porta está fechada muitas vezes antes de sair ou evita alguns lugares que são comuns.
Serviço:
Evento: Transtorno Obsessivo Compulsivo
Palestrante: Dr. Fernando Sauerbronn Gouveia
Filmes ilustrados: “Melhor Impossível” e “O Aviador”
Data: 17 de agosto de 2010 (terça-feira)
Horário: 20 horas
Local: Hospital Oswaldo Cruz – Rua Treze de Maio, 1815