A Funfarme/Famerp realizou, na manhã desta terça-feira (1 de março) 19ª edição da cerimônia de integração de 439 jovens recém-formados em cursos superiores da área da Saúde. A cerimônia, realizada no anfiteatro da Unip (Universidade Paulista), deu início aos programas de residência médica e multiprofissional, estágio médico, aperfeiçoamento e aprimoramento da instituição.

Ingressam no complexo hospital da fundação 230 residentes e 60 estagiários de medicina, 36 aprimorandos, 45 aperfeiçoandos e 68 residentes de outras áreas da Saúde, como terapeutas ocupacionais, enfermeiros, assistentes sociais, fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, farmacêuticos e nutricionistas.

O diretor geral da Famerp, Dr. Dulcimar Donizeti de Souza, abriu a cerimônia dando boas-vindas aos novos alunos. “Vocês terão um ensino de qualidade, porém, mais do que isso, em nossa instituição prezamos pela boa formação acadêmica e de caráter”, ressaltou. Em seguida, ele falou sobre a Faculdade de Medicina de Rio Preto desde sua criação até os dias atuais, em que é reconhecida como uma das melhores do país, e aproveitou para homenagear os ex-alunos que passaram pelos programas de residência.

Com uma breve explanação sobre as unidades que compõem a Funfarme, sua infraestrutura, serviços prestados à comunidade e os números impressionantes que ilustram a dimensão do complexo hospitalar, o diretor executivo da Fundação, Dr. Horácio José Ramalho, ressaltou sua pujança, mesmo em tempos de crise.

“Nossas instituições primam por valores como transparência, trabalho, ensino de qualidade e envolvimento social. Sejam muito bem-vindos à Funfarme, no qual vocês farão toda diferença para os mais de 2 milhões de habitantes que atendemos e para o desenvolvimento e melhoria constante da Saúde na região”, agradeceu o diretor.

Uma das maiores residências médicas do Brasil, a Funfarme/Famerp oferece programas em 61 especialidades médicas diferentes, reunindo 470 residentes e cerca de 100 estagiários, sob a supervisão da Coreme (Comissão de Residência Médica). Ao falar durante a integração, o coordenador da Coreme, Dr. Emerson Quintino, fez questão de ressaltar que sua equipe está à disposição para dar o suporte necessário aos 439 jovens profissionais neste começo na fundação.

“Somos um dos programas que têm maior peso no Brasil e caminharemos lado a lado com vocês, buscando oferecer o melhor ensino possível, suportado por um complexo hospitalar que se destaca também pela tecnologia e infraestrutura como poucas no país”, pontuou o coordenador.

O coordenador destacou também o papel da Funfarme/Famerp no desenvolvimento de pesquisas acadêmicas e clínicas, com trabalhos de relevância nacional e internacional. Atualmente, o CIP –Centro Integrado de Pesquisas do Hospital de Base participa de mais de 160 estudos multicêntricos. Foi a oportunidade para Dr. Emerson, em nome da Fundação, homenagear residentes autores de artigos que ganharam destaque em congressos realizados em 2015, como Dra. Natália Mota de Oliveira, da gastroenterologia, premiada em melhor pôster acadêmico, com estudo sobre o tratamento do vírus C, e Dr. Lucas Crociati Meguins, da neurocirurgia, ganhador na categoria de melhor trabalho apresentado ou publicado.

Funfarme atrai cada vez mais jovens de todo o Brasil

Parcela expressiva destes jovens se origina de todas as regiões do Brasil, o que demonstra o prestígio que desfruta a Funfarme/Famerp na área do ensino e formação destes profissionais no país. É o caso dos sete novos residentes de medicina Benjamim Xavier Ramos, Vinícius Vasconcellos, Gustavo Falavigna Guilherme, Aline Nunes Amaro, Mabel Cristhina Rodrigues da Silveira, Alane Leite e Victor Avezum. As origens são diversas, do Paraná, Minas Gerais, Pará e Campinas, no interior paulista. Todos passaram em mais de dois programas de residência e optaram pela Funfarme pelos mesmos motivos: a excelência de ensino e a estrutura dos hospitais escola da Funfarme/Famerp.

A mesmo diversidade é encontrada na residência multiprofissional. As amigas fonoaudiólogas Thais Zimmermann, de Natal (Rio Grande do Norte), e Alline Galdino, formada em Bauru. Elas estão entre os 68 jovens que ingressaram na residência multiprofissional. “Já estamos muito bem acomodadas e nos acostumando à cidade. Sem dúvida, a Funfarme será um diferencial e tanto em nossa formação e carreira”, ressaltou Thais.