A resposta a essa pergunta pode ser encontrada quando visitamos clínicas e consultórios que não conseguem ter uma boa gestão, satisfazer seus pacientes ou se alinhar às demandas do mercado. Afinal, para se tornar um verdadeiro empreendedor e conseguir sucesso no negócio, o médico precisa se atentar a outros fatores que vão além da sua especialidade e da simples tomada de decisões financeiras.
Assim, a premissa da constante atualização na área médica deve ser levada para conduzir um consultório, ou seja, administrar uma empresa. Se na rotina de atendimentos, os mesmos desafios surgem com novas caras, ao dar vida a um empreendimento isso também acontece. Por isso, o profissional que é capaz de diagnosticar doenças, aplicar bons tratamentos e auxiliar o paciente, precisa também saber administrar um negócio e gerenciar clientes.
Mas como dar cabo dessas tarefas com excelência, atuando como médico e empreendedor simultaneamente? Primeiro, é preciso lidar com os principais desafios dessa jornada. Conheça-os a seguir:
A busca por mais conhecimento
Os profissionais que visam o sucesso no consultório precisam estudar teorias e ferramentas de gestão para que possam manter a empresa funcionando e com a estrutura adequada para atender aos pacientes. Por isso, os livros da especialidade do médico devem dividir espaço na estante com obras voltadas à administração. Como são naturalmente inclinados a pesquisas e experimentos, eles podem se tornar excelentes empreendedores com um pouco de esforço e dedicação no tema. Para isso, basta reservar algumas horas semanais para estudar, ver palestras e materiais específicos para quem está começando a trabalhar na própria empresa.
Se adaptar à rotina multitarefa
Os médicos já são atarefados. Como se não bastasse, outro grande desafio desses profissionais é conciliar a rotina acelerada com diversas outras atribuições que surgem quando começam a administrar um negócio.
Além de estar totalmente presente na hora da consulta, com energia e atenção, o médico ainda precisa se preocupar com a compra e manutenção de equipamentos, o preço das consultas, a estrutura física e limpeza do consultório, a postura da recepcionista e outros funcionários, e muitos outros detalhes.
Noções básicas de finanças
Os profissionais da saúde que lidam com pacientes no dia a dia têm pouco contato com os números. O médico empreendedor, por outro lado, precisa se debruçar sobre as finanças do consultório para que o negócio seja viável e angarie lucros.
Mesmo que tenham um contador ou um administrador parceiro, não é raro que os médicos empreendedores de sucesso dominem conceitos como fluxo de caixa, sistemas tributários, margem de lucro, estrutura de custos, entre outros. Esse conhecimento ajuda nos processos diários, fazendo com que o profissional não precise sempre recorrer a um especialista nas finanças.
Gerenciar pessoas
É muito raro ou praticamente impossível encontrar um consultório que não tenha ao menos um profissional de outra formação trabalhando junto ao médico. Seja ele recepcionista, contador, administrador, auxiliar ou enfermeiro, o médico empreendedor sempre estará acompanhado de pessoas que contribuem no trabalho do dia a dia. Por isso, administrar o negócio exigirá a contratação, treinamento e gestão de pessoas, o que implica no conhecimento e adoção de boas práticas para que o médico consiga atrair e manter profissionais que possam contribuir diretamente para o sucesso de suas atividades.
Ter visão de mercado
O médico empreendedor também possui como um de seus principais desafios a superação do preconceito contra o lucro. Assim como qualquer negócio, o consultório precisa ter rentabilidade para se sustentar e oferecer a estrutura adequada para seus pacientes.
Dessa forma, o médico precisará se tornar referência naquilo que faz e divulgar o serviço para a sociedade para que possa conquistar pacientes. Tudo isso, é claro, respeitando a regulamentação do Conselho Federal de Medicina.
O desafio de empreender vem se tornando realidade para profissionais das mais diversas áreas e, com os médicos, não poderia ser diferente. Para se posicionar bem no mercado e ter um consultório de sucesso, o médico empreendedor precisa se colocar o quanto antes no lugar de um administrador de negócios, sem abandonar o jaleco, é claro. É aí que está o principal desafio: conciliar funções diferentes realizando-as com maestria!